Domingo, 27 de Novembro de 2022

Peritos intensificam a Campanha que denuncia o falecimento da Reforma Agrária
Ações continuam nas superintendências regionais

Peritos Federais Agrários de todo o país estão mobilizados em chamar a atenção da sociedade para o descaso do governo federal com a reforma agrária e a gestão de terras no Brasil. Desde 3/10, última quinta-feira, os profissionais já iniciavam uma Campanha que intitulou “Falecimento da Reforma Agrária“, publicada em seu site e acompanhada por vídeo na internet e veiculações em rádio. A categoria aderiu à iniciativa nas Superintendências regionais do Incra e promoveram ainda atos simbólicos como o velório e o enterro da Reforma Agrária.

Em meio à irreverência das ações promovidas pelos Peritos Federais Agrários, fica patente o baixo compromisso do governo federal com a causa agrária.

No Piauí, os profissionais fizeram nesta terça-feira, 8/10, o velório simbólico do programa, vestidos de preto, com velas, cantorias e um cenário bem preparado.

Posteriormente fizeram a “cremação da reforma agrária”, denunciando o pior ano para a reforma agrária de todo o período de redemocratização. A ação teve cobertura da imprensa e repercutiu em meios como o G1, Diário do Povo do Piauí, Portal 180 grausPortal AZPortal O DiaBlog do Edilson Alencar, entre outros. Veja abaixo o vídeo da TV Cidade Verde, que acompanhou a manifestação dos Peritos.

Os protestos realizados na quinta-feira, 3/10, também ganharam destaque nos veículos de comunicação locais. No Pará, a ação realizada pelos profissionais de Marabá foi noticiada no Bom Dia Pará, programa transmitido para todo o Estado. Lá, a notícia foi parar na Gazeta de Rondônia, nos blogs Língua Ferina e Zé Dudu. Veja aqui o vídeo veiculado na afiliada da Rede Globo no Pará.

No Acre, mais de oito veículos de comunicação cobriram a ação. Matérias foram publicadas nos portais G1O Alto AcreO Rio Branco. Veja abaixo o vídeo da Gazeta News.

Com a publicação da notícia no jornal O Estado de S.Paulo, a notícia se espalhou e foi retransmitida pelo Estado de MinasRede AgronomiaAgrolinkDiário do Grande ABCRevista ExameCorreio BrazilienseFonacatePolítica LivreNo PoderLeia jáBlog Racismo AmbientalCedefes, dentre muitos outros impressos e eletrônicos.

A notícia despertou ainda a atenção da oposição para o tema, sendo veiculada no site do PSDB e no Blog do Senador Álvaro Dias (PSDB/PR).

Em muitas outras SRs, materiais sobre a Campanha do SindPFA estão sendo afixados. Veja abaixo.

Faixas afixadas na Superintendência do Espírito Santo. 


Profissionais de Petrolina-PE mobilizados.


Veja aqui mais ações realizadas.

Por KASSIO ALEXANDRE BORBA

Coordenador Executivo