Sexta-feira, 26 de Julho de 2024

PFA conclui tese de mestrado sobre Cadastro de Imóveis Rurais
Cássio Batista, da SR-13, fez estudo detalhado sobre o Serviço Nacional de Cadastro Rural

O Perito Federal Agrário Cássio Nascimento Batista, da Superintendência Regional do Incra no Mato Grosso, concluiu seu mestrado com um estudo sobre o Cadastro de Imóveis Rurais no mês de maio, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O Engenheiro Agrônomo foi motivado por sua ampla bagagem na área, uma vez que chefiou o Serviço Nacional de Cadastro Rural (SNCR) da SR de 2010 a 2011 e fez parte do Comitê de Certificação da Cartografia, na Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra.

Em seu trabalho, Cássio analisa o Sistema Nacional de Cadastro de Imóveis Rurais (SNCR) quanto à sua organização, resultados e como instrumento de planejamento. O estudo mostra que, embora ainda necessite de muitas melhorias, o sistema mantido pelo Incra é mais atualizado e garante planejamentos mais eficazes para o desenvolvimento rural que os dados do IBGE, por exemplo.

O estudo também confirma o paradigma estabelecido na bibliografia de que a reforma agrária é decisiva para uma melhor distribuição de renda, o que motiva o trabalho do Incra e pode contribuir de forma direta nos principais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que o Brasil defende na ONU, acabando com a pobreza e a fome.

O SindPFA congratula o Perito Cássio Nascimento Batista pela conclusão de sua tese de mestrado. Veja abaixo o seu trabalho, cedido cortesmente pelo autor.