Sexta-feira, 29 de Março de 2024

PFAs do Acre protestam em sessão de homenagem ao Incra
Profissionais apresentaram situação da carreira durante evento na Assembleia Legislativa do Estado

Nessa quinta-feira, 22, pela manhã, ocorreu uma Sessão em homenagem aos 43 anos de criação do Incra na Assembleia Legislativa do Estado do Acre. A Autarquia foi criada pelo Decreto nº 1.110, de 9 de julho de 1970, com a missão prioritária de realizar a reforma agrária, manter o cadastro nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União.

Os Peritos Federais Agrários lotados na unidade participaram do evento: Jeferson Cunha de Sousa (Delegado Sindical na SR-14), Francisco Ivan da Costa do Vale (Delegado Sindical Suplente), Daniel Barreto Gorelik, Weydson Luiz Pedrosa da Silva, Noel Matos de Araújo Chaves, Elen Ferraz Lins, Rodrigo Vieira Soares, Paula  Margareth Luz, Maria Izabel de Freitas Lins e Márcio Rodrigo Alécio. Eles levaram cartazes e foram uniformizados com a camiseta da Campanha Salarial do Sindicato.

A sessão ocorreu a pedido do Deputado Estadual Ney Amorim, cujo requerimento foi feito no inicio de agosto. Na mesa estavam, como representantes do Incra, o Superintendente Regional, Idésio Frank Luis Franke e o Coordenador do Programa Terra Legal do Acre, Antonio José Brana Muniz, além do presidente do Instituto de Terras do Acre, a Superintendente da Secretaria de Patrimônio da União e representantes da Federação dos Trabalhadores do Acre (FETACRE), representantes dos seringueiros e executores de unidades avançadas do Incra no interior do Estado.

No evento foram feitas muitas homenagens ao trabalho do Incra no Estado, onde o órgão é responsável por 1/3 da área da unidade da federação, beneficiando muitas famílias, entre assentados, extrativistas e pequenos agricultores. Também se frisou a participação e empenho dos servidores atuais e dos que já passaram pelo órgão e deixaram sua contribuição. Por parte de algumas pessoas que falaram no evento, foi ressaltada a redução drástica no número de servidores nos últimos anos, principalmente nas unidades avançadas bem como o sucateamento ocorrido nas mesmas.

Foi feito pelo Delegado Sindical, na tribuna da Assembleia, um breve relato e histórico da carreira onde explicitou a diferença salarial entre o Perito Federal Agrário e Fiscal Federal Agropecuário, além do tratamento  que nos foi dado nos últimos anos por parte do governo. Foram distribuídos folders para os presentes e exibidos os cartazes de protesto.

Ao fim do evento, os PFAs foram recebidos pelo deputado estadual Jamil Asfury, que é também Policial Federal. Ele agendou uma reunião na segunda-feira, no Incra, e comprometeu-se a entrar em contato com alguns deputados federais e senadores.