Quinta-feira, 28 de Março de 2024

PFAs do Amapá se reúnem com o Presidente do Incra
Encontro aconteceu durante viagem do dirigente ao Estado

Os Peritos Federais Agrários da Superintendência Regional do Incra no Amapá Gerson Cavalcante, Marco Laerte, Marcos Quadros, Terezinha Coelho, Margarida Ribeiro, Allan Lisboa, Frédson Bezerra, Antônio Luiz, João Saraiva e Mateus Pagliarini  reuniram-se com o presidente do Incra, Carlos Mário Guedes de Guedes, no hall de entrada do Hotel em que ficou hospedado em Macapá, para cumprir agenda de reunião com a CONTAG e Governo do Estado.

De pronto o presidente se dispôs a conversar com os Peritos Federais Agrários. Inicialmente o Perito Marcos relatou sobre o momento atual que passam os Peritos no que diz respeito a desvalorização da carreira e o estágio atual da campanha salarial.

Guedes fez um discurso apresentando os diversos avanços que o Incra fez do ano passado para os dias de hoje, dizendo que o cenário atual é diferente do existente no ano passado. Apresentou vários pontos positivos em relação aos programas desenvolvidos pelo Incra, ressaltando que estes tiveram atuação proativa dos peritos. Mostrou que as outras carreiras já começaram a receber o aumento oriundo do último acordo. Relatou que lamentava não se ter chegado a um acordo com os peritos no ano passado, já que deixara claro à época que aquilo não era o fim de um momento, mais sim um começo. Disse que já havia conversado com o MPOG sobre pontos julgados indispensáveis pelo SindPFA (que geraram a rejeição da proposta do governo em 2012) para apresentação de uma nova proposta destacando: a manutenção dos padrões atuais da relação VB/GDAPA, sem alterações nos estepes e que o salário do PFA não fique inferior ao nível médio do MAPA.

Frédson pediu que Guedes faça interlocução no sentido de marcar uma reunião com o Ministro Pepe o quanto antes, já que a de junho não ocorrera, e Guedes comprometeu-se a fazê-lo.