Sábado, 20 de Abril de 2024

PFAs do PI pressionam Ministro Pepe Vargas
Encontro contou com a participação dos Deputados Jesus Rodrigues e Assis Carvalho e do Superintendente Regional

Em visita do Ministro do Desenvolvimento Agrário a Teresina – PI na terça-feira, 11/6, para entrega de máquinas às prefeituras do Estado, os Peritos Federais Agrários da SR-24 articularam uma conversa com o gestor.

O encontro teve o apoio do Superintendente Regional, Francisco das Chagas Lima, e dos Deputados Federais Assis Carvalho e Jesus Rodrigues, que solicitaram ao Ministro Pepe Vargas o recebimento dos PFAs em conversa. O pedido foi prontamente atendido, tendo a reunião acontecido logo após o evento, em uma sala reservada. Os parlamentares também participaram.

O objetivo da conversa foi reiterar as reivindicações da Campanha Salarial do SindPFA e solicitar ao Ministro maior empenho na defesa de nossa categoria junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, inclusive no envio de um Aviso Ministerial ao órgão. Os Peritos reafirmaram a importância da carreira dentro da estrutura do MDA/INCRA, principalmente frente ao cumprimento das recentes promessas feitas aos movimentos sociais.

O Ministro mostrou ser conhecedor da luta e haja válida, afirmou que o papel do SindPFA, de pressionar, é válido e está sendo feito. Por um momento, resgatou o discurso de que fora feita uma proposta diferenciada à carreira, afirmação que foi rebatida prontamente pelos presentes, especialmente na fala do PFA Paulo Gustavo. Disse, porém, que irá lutar dentro do governo para melhoria da remuneração da categoria.

O Deputado Jesus Rodrigues sugeriu ao ministro que intervenha sugerindo que a equiparação da remuneração dos Peritos Federais Agrários com os Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura, com os quais o Perito tem origem comum no serviço público, seja feita ao longo de 5 anos, de modo a diluir o impacto no orçamento. O Deputado Assis Carvalho pediu ao titular que, sendo ele conhecedor da causa, convença os demais ministros da importância da carreira dos PFA.

A Delegacia Sindical do SindPFA no Estado encaminhou ofício de agradecimento aos deputados que auxiliaram a conversa e ao Superintende Regional pelo empenho à solicitação. Os PFAs da SR-24 estão se reunindo todas as segundas-feiras, conforme orientação da Diretoria Colegiada, a exemplo de várias outras unidades.