Sábado, 27 de Julho de 2024

PFAs param atividades em busca de valorização
Profissionais de todo o país cessaram trabalhos no dia 31 de julho

Diante da dificuldade de negociação com o Governo Federal, os Peritos Federais Agrários de todo o país paralisaram suas atividades nessa quarta-feira, 31 de julho, como forma de pressionar o Incra e o Governo Federal em torno da sua Campanha Salarial.

O Sindicato busca internamente construir cenários para o oferecimento de uma proposta minimamente aceitável, a fim de aliviar a absurda situação de defasagem salarial vivida pela categoria.

As negociações chegam a agosto sem ainda sem algo concreto. Caso não haja sinalização do Governo Federal para solucionar a questão, novas ações devem ser tomadas.

Veja abaixo os informes de algumas Superintendências Regionais.

Espírito Santo

Na SR-20 (ES), todos os profissionais presentes paralisaram.

Tocantins

Paraíba

Piauí

Todos os profissionais presentes na SR estiveram paralisados neste dia 31/7.

Rio Grande do Sul

Maranhão

Na SR-12 (MA), a paralisação foi total. Na oportunidade, foi realizada uma reunião com o Superintendente Regional, onde foram discutidos temas relevantes da categoria. O dirigente se comprometem enviar ao presidente do Incra ofício apoiando a causa dos Peritos Federais Agrários, inclusive detalhando as demandas das ações que são inerentes aos PFAs, pactuadas com os movimentos sociais, que deverão ser realizadas ainda em 2013.

Minas Gerais

Os Peritos Federais Agrários – PFAs da Superintendência Regional de Minas Gerais paralisaram as atividades nessa quarta-feira, acompanhando decisão nacional do SindPFA.

A categoria, insatisfeita com as condições de trabalho e com sua remuneração aviltada pelos vários anos sem correção, decidiu devolver à administração os cartões corporativos, que lhes permitiam realizar os deslocamentos necessários à execução de vistorias de fiscalização e demais serviços de campo.

As articulações realizadas no dia culminaram também com o agendamento de reunião com o Deputado Federal Miguel Corrêa (PT-MG), membro titular da Comissão Parlamentar Mista do Orçamento e com o Deputado Federal Reginaldo Lopes, Presidente do PT-MG.

Sede (Brasília)

Os Peritos de Brasília reuniram-se e pararam suas atividades nessa quarta-feira. Estiveram presentes profissionais do Programa Terra Legal.

Bahia

PFAs da Bahia paralisados em frente ao Incra. A categoria no Estado está ativa e mobilizada nas ações propostas pelo Sindicato.

Amazonas

Mais uma vez, os Peritos da SR-15 (AM) aderiram à paralisação e cessaram os trabalhos.

Marabá-PA

PFAs da SR-27 (MBA) produziram uma faixa que foi colocada em frente à Regional. As atividades também foram paralisadas na unidade.

Rio Grande do Norte

Na SR-19 (RN), os PFAs acamparam na ante-sala do gabinete da Superintendência Regional para cobrar o envio de documento de apoio ao Presidente do Incra.

Goiás

Em Goiás, estiveram presentes à mobilização 12 engenheiros agrônomos, entre eles o Chefe da Obtenção e representantes dos aposentados. Na ocasião, foram passados informes gerais dos últimos acontecimentos. Entre as atividades, foram contactados parlamentares: os deputados federais Rubens Otoni (PT) e Flávia Carreiro Alburquerque Morais (PDT). Foram contactadas também outras autoridades, entre elas o superintendente do Incra em Goiás, Jorge Tadeu Jatobá, para falar do dia nacional de paralisação. O Superintendente tem apoiado a reinvindicação, tanto local como nacionalmente, com gestão junto ao Presidente do Incra e a alguns parlamentares e movimento sociais.

Quanto à deputada Marina Sant”anna, foi contatada durante a semana anterior para agradecer sua representação na reunião anterior com o MPOG. A deputada confirma presença na próxima reunião com o MPOG, no dia 9/8.