Quinta-feira, 28 de Março de 2024

PFAs potiguares se reúnem com Ministro em Natal/RN
Encontro ocorreu durante solenidade de entrega de máquinas

Nesta terça, 6/8, foi realizada reunião de Peritos Federais Agrários do da Superintendência do Imcra em Natal – RN, com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. 10 profissionais, liderados pelo Delegado Sindical, Alexandre Aidar, estiveram com o Ministro na solenidade de entrega de máquinas agrícolas do programa PAC 2, para tratar da busca de apoio à categoria junto ao Governo Federal, por melhorias salariais.

Foi destacado que os PFAs estão sem aumento há 38 meses e que dentre os engenheiros agrônomos dos diversos órgãos federais, os do Incra tem o mais baixo salário de todo o serviço público federal.

Também estavam presentes nas conversas o Delegado do MDA/RN, Raimundo Costa, que viabilizou a reunião, o Superintendente do Incra/RN, Valmir Alves, e a Governadora do RN, Rosalba Ciarline.

A reunião foi realizada após o lançamento do Plano Safra do Semiárido no Rio Grande do Norte, pelo Ministro Pepe Vargas. Foi colocado ainda que a categoria está na linha de frente das principais ações do Incra e que o salário é incompatível com suas atribuições; que os Peritos construíram a Reforma Agrária no Estado e no Brasil e construirá a Governança Agrária que o país precisa, em um ambiente e com condições de trabalho adequados.

Os PFAs disseram que, enquanto Sindicato, a categoria está mais atuante e articulada, com delegacias sindicais em casa Estado e ações conjuntas. Relataram os diversos contatos parlamentares e ministros, dentre eles o Ministro Garibaldi Alves, que o próprio Pepe revelou que recebeu seu telefonema para tratar sobre o assunto. Ou seja, tudo aquilo que se espera de um sindicato está sendo feito, sendo necessária agora a ação do Ministro.

Segundo os relatos dos presentes, o Ministro colocou que a data limite para o fechamento da proposta é dia 31 de agosto; disse que há certa dificuldade do Governo em atender os parâmetros mínimos estabelecidos pela categoria, mas que iria articular politicamente, que fará gestão interna e teria uma pauta específica com a Ministra Miriam Belchior, do MPOG, para tratar do tema. O Ministro reafirmou que receberá o Sindicato em Brasília.