Sábado, 27 de Julho de 2024

PFAs potiguares têm audiência com o Presidente da Câmara dos Deputados
Deputado federal Henrique Eduardo Alves recebeu o SindPFA em Natal

Nesta segunda, 12/8, foi realizada reunião de Peritos Federais Agrários da Superintendência do Incra em Natal – RN, com o Presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN). O Presidente recebeu uma comissão formada por seis Peritos.

A reunião estava anteriormente marcada para ocorrer em Brasília-DF, na última quarta-feira, 7/8, mas não aconteceu por imprevistos na agenda do deputado, que é o 3° na linha sucessória da Presidência da República. Foi remarcado então um encontro para Natal, graças ao esforço e do contato dos PFAs com a assessoria do Deputado, em especial, o Sr. Ricardo Rosado.

De forma sintética, a conversa pautou o histórico da carreira e a atual defasagem salarial, os trabalhos desenvolvidos pelos PFAs no Estado, a exemplo da criação de mais de 280 Projetos de Assentamentos no Rio Grande do Norte, incorporando aproximadamente 500 mil ha de terras ao programa de Reforma Agrária e beneficiando cerca de 20.000 famílias; informou os parâmetros mínimos oferecidos pelo Sindicato à direção do Incra como imprescindíveis num acordo salarial, bem como a construção da agenda do Presidente Guedes e do Ministro Pepe Vargas no sentido de tentar solucionar o problema salarial do Peritos. Os PFAs falaram do contato realizado com o Ministro Garibaldi Alves, seu primo, e seu apoio, tendo ele já feito ligação telefônica para o Ministro Pepe em favor da categoria.

O deputado Henrique Alves se impressionou com a defasagem salarial, e disse que algo precisava ser feito para corrigir tal distorção. Nas palavras dele: “Como é possível um profissional ganhar R$ 5.000 e fazer avaliações de imóveis rurais de milhões de reais”. Para isso, assumiu o compromisso de primeiramente ligar para o Ministro Pepe, para colher maiores informações e, se for o caso, acompanhá-lo em reunião que terá com a Ministra Miriam Belchior.

Ao término da reunião, foi entregue o folder e o cartão de identificação da Delegacia Sindical do SindPFA na unidade para futuros contatos. Ficou combinada a manutenção do contato, para tratativas sobre os desdobramentos dos contatos a serem realizados.