Sábado, 27 de Julho de 2024

PFAs prosseguem articulações da Campanha Salarial
Atualização das ações relativas à Campanha Salarial

O SindPFA continua intensa articulação política de convencimento do governo da necessidade da correção da imensa defasagem salarial que vivem os Peritos Federais Agrários.

Como deliberado no II Encontro de Delegados Sindicais, realizado em abril, os Delegados alinharam as ações a serem realizadas nas suas bases com parlamentares e membros do executivo que podem apoiar a demanda dos PFAs.

Desde então, o SindPFA tem trabalhado para reforçar o efetivo de pressão também em Brasília. De 29 de abril a 10 de maio, estiveram em Brasília Francisco Cartaxo (Delegado Sindical em Macapá – AP e Diretor Suplente de Aposentados e Pensionistas) e Luiz Carlos Rodrigues (Delegado Sindical Suplente em Cuiabá – MT). Na semana de 13 a 17 de maio, estarão em Brasília Haroldo Araújo (Delegado Sindical em Aracaju – SE e Diretor de Política Sindical) e o PFA Daniel Simeone de oliveira (PR). A atuação dessa equipe envolve visitas frequentes ao Congresso Nacional, bem como a articulação interna.

O adiamento da reunião com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão dá mais fôlego a essas ações, inclusive à participação do Ministro do Desenvolvimento Agrário nas negociações, a fim de convergir na apresentação de uma proposta à categoria. A data pré-agendada da próxima reunião é 22 de maio (quarta-feira).

Veja nos links a seguir as ações já realizadas nos Estados: Notícia de 3/5 | Notícia de 24/4

Veja agora as últimas ações realizadas pelos Delegados Sindicais e pela equipe de coordenação em Brasília.

SR 15 – Amazonas

Fruto da articulação do Delegado Sindical do Amazonas, Afonso Brasil, foi agendada em Brasília uma reunião com João Pedro, Presidente do Partido dos Trabalhadores do Estado do Amazonas e Assessor da Liderança do Governo no Congresso Nacional. João Pedro foi Superintendente do Incra no Estado.

Compareceu ao agendamento em Brasília, o Delegado Sindical do Amapá, Francisco Cartaxo, que estava auxiliando a equipe em Brasília. Cartaxo entregou os materiais do Sindicato e muniu João Pedro de informações sobre a defasagem salarial, obtendo dele o comprometimento de conversar com setores do partido e do governo para que os Peritos Federais Agrários alcançassem seu pleito.

SR 05 – Bahia

O Delegado Sindical e os PFAs da Bahia estão mobilizados em contatos com pessoas chaves no Estado, que possam ajudar a pressionar o centro de governo a apresentar uma proposta que atenda a demanda da categoria. Foi formada uma comissão permanente de 4 PFAs que estão em articulação com parlamentares.

SR 09 – Paraná

Os PFAs articularam com o Superintendente da SR (09), Nilton Bezerra Guedes (que também é PFA), munindo-o dos documentos institucionais do Sindicato para a Campanha Salarial. O Superintendente conseguiu conversar com os Ministros Pepe Vargas e Gleisi Hoffmann, durante eventos de entrega de máquinas para as Prefeituras nas regiões de Paranavaí e Maringá. No deslocamento entre as duas cidades, o Superintendente viajou no mesmo avião com os ministros e aproveitou para falar com os dois e entregar o material. Nilton iniciou falando dos trabalhos do Incra no Paraná e na sequência falou da nossa defasagem salarial, como um problema que precisa ser resolvido, ressaltou que não é “choradeira”, mostrando que a defasagem realmente existe. O Ministro Pepe afirmou que está tratando do assunto, comentou a reunião que teve com o SindPFA em Brasília. A Ministra Gleisi reforçou ao Pepe para continuar tratando do assunto e, se precisasse, poderia procurá-la.

Na quarta-feira o Superintendente Nilton estará em Brasilia e se comprometeu a tentar agendar uma reunião com o Deputado Federal André Vargas PT/PR, vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Na sexta-feira, 17/5, acontece um grande evento em Curitiba, com a presença de prefeitos e diversos ministros, para tratar assuntos referentes a recursos e projetos federais nos municípios. Os PFAs do Paraná estarão presentes e buscarão contatos com personagens políticos e a entrega de materiais da Campanha Salarial.

SR 23 – Sergipe

Os PFAs de Sergipe envolveram o Superintendente na Campanha Salarial. No dia 9 de maio, o Superintendente Leonardo Goes buscou o Ministro Pepe Vargas e o Presidente do Incra, Carlos Guedes, no aeroporto. No percurso conversaram sobre a questão. Segundo o Superintendente, ambos consideram o momento bom para a negociação, ponderando que o SindPFA está mais amadurecido para um diálogo mais franco com o governo, considerando possível avanços na proposta.

SR 08 – São Paulo

O Delegado Sindical de SP, André Dosualdo, o Suplente, Reginaldo Ruiz, estiveram no dia 3/5 com o Deputado Roberto Santiago (Presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público – CTASP) em seu escritório regional em Atibaia – SP.

O encontro serviu para agradecer a realização da Audiência Pública que discutiu a carreira em Brasília e reapresentar ao parlamentar os documentos que evidencial a grande defasagem salarial vivida pelos PFAs.

O Deputado adiantou que dificilmente conseguiríamos a correção de toda a distorção em uma única negociação, mas que realmente precisa ser iniciado um processo junto ao MPOG para que a distorção começasse a ser corrigida e ser trabalhada ao longo dos anos. Se comprometeu a fazer os contatos com o Ministro Pepe e a Ministra do Planejamento.

SR 03 – Pernambuco

Em Recife, os PFAs realizaram reunião com o Superintendente, Luiz Haroldo Rezende Lima, informando que os PFAs estão em campanha salarial, pedindo o seu apoio. Ele se comprometeu a informar ao Presidente do Incra, Carlos Guedes, sobre a Campanha, solicitando o seu apoio e a nossa reivindicação.

SR – 04 – Goiás

Em Goiás, os PFAs também estiveram com o Superintendente Regional, Jorge Tadeu Jatobá Correia, solicitando seu apoio junto à direção do Incra e MDA à Campanha Salarial do SindPFA. O Superintendente comprometeu-se a enviar em ofício ao Presidente do Incra seu apoio à causa.