Sexta-feira, 9 de Dezembro de 2022

PL da recomposição salarial avança no Senado
Aprovada a tramitação com urgência, votação pode ocorrer no dia 30/11

Com a Redação Final do PL 5865/2016 votada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara no último dia 22/11, o projeto foi despachado para o Senado, onde assumiu a numeração PLC nº 78/2016.

Na quarta-feira, por intermédio do Senador José Medeiros (PSD/MT), que é Policial rodoviário Federal, ocorreu uma reunião dos representantes das carreiras envolvidas com o Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), que se comprometeu a dar agilidade ao projeto.

O Senador José Medeiros também apresentou requerimento de urgência para a apreciação do Projeto na Casa. A Senadora Ana Amélia (PP/RS), relatora do PLC 78/16, coletou assinaturas de todos líderes para o requerimento de urgência do Senador José Medeiros. O Senador Deca (PSDB/PB), também procurado, fez a leitura do requerimento, requisito para ser votado.

Colocado por Renan Calheiros em votação, o requerimento foi aprovado nesta quinta-feira e o PLC 78/2016 já foi incluído na Ordem do Dia do plenário no dia 30/11, próxima quarta-feira. A aprovação no plenário suprime a apreciação nas comissões, o que leva o projeto à sanção do Presidente da República.

O trabalho nas regionais é importante para a conscientização dos parlamentares. Em Goiás, os PFAs Flávio Cabral, Oracy Alves, José Maria e Emival lopes (aposentado, ex-Presidente da Assinagro), reuniram-se, em conjunto com o presidente do SinPRF/GO, Renato Dias, com a Senadora Lúcia Vânia (PSB/GO) e com o Senador Wilder Morais (DEM/GO), lembrando a importância da recomposição salarial e das perdas inflacionárias que as categorias tiveram nos últimos anos.

Em Brasília, o grupo de representantes continua o trabalho com outros senadores, como Ronaldo Caiado (DEM/GO), nesta quinta-feira (abaixo).

O PLC é o 4º item da pauta do dia 30/11. A sessão está marcada para às 14 horas.

Por KASSIO ALEXANDRE BORBA

Coordenador Executivo