Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Prazo prorrogado: submissão de trabalhos para o III CNPFA pode ser realizada até 31 de agosto
III Congresso Nacional dos Peritos Federais Agrários será realizado em Brasília entre os dias 28 de novembro a 2 de dezembro

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) publicou, nesta terça-feira (26/7), edital com retificação do prazo de submissão dos trabalhos para o III Congresso Nacional dos Peritos Federais Agrários (CNPFA), que será realizado no período de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2022, em Brasília/DF. 

Com a ampliação do prazo, os interessados em submeter artigos para o III CNPFA têm até o dia 31 de agosto para enviar seus trabalhos. Veja aqui o edital completo.

Podem participar da seleção os Peritos Federais Agrários e demais servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de estudantes de graduação e pós-graduação de faculdades e universidades brasileiras das áreas de de Engenharia, Ciências Agrárias e Florestais, Cartografia e Agrimensura, Direito, Economia, Gestão Pública, Sociologia, Antropologia e outras áreas afins.

Os trabalhos podem ser apresentados em oito eixos temáticos que contemplam os seguintes temas: i) a função social da terra na agenda do desenvolvimento sustentável; ii) a reforma agrária como processo permanente e necessário; iii) observação, análise e estudo continuado do Mercado de Terras; iv) os desafios do cadastro rural e da regularização fundiária; v) a estrutura institucional e de carreiras; vi) a transversalidade do profissional do Incra e a multidisciplinaridade na atuação finalística; vii) o servidor público como salvaguarda da sociedade e da democracia; e viii) os desafios da representação profissional moderna. 

Premiação

Os primeiros colocados na categoria profissional e estudante receberão premiação em dinheiro no valor de R$ 2 mil e R$ 1 mil, respectivamente. O SindPFA também irá custear a participação no III CNPFA de um autor de cada um dos trabalhos premiados, inclusive da categoria estudante. 

Além da premiação em dinheiro, os textos selecionados para o Congresso serão publicados em uma edição especial da ‘Revista Buriti: Direito, Sociedade e Sustentabilidade’, periódico acadêmico de núcleos de estudos ligados ao Programa de Mestrado em Direito Ambiental (PPGDA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Programa de Mestrado em Constitucionalismo e Direitos da Amazônia (PPGDir) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

Para ter acesso a íntegra do edital, clique aqui.