Sexta-feira, 26 de Julho de 2024

Presidente do SindPFA faz palestra na AEASE
Ricardo falou sobre a reestruturação dos órgãos agrários nacionais

A convite da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE), o Diretor Presidente do SindPFA, Ricardo de Araujo Pereira, apresentou nessa segunda-feira, 8/9, uma palestra sobre a reestruturação dos órgãos agrários federais,apresentando a proposta do Sindicato para a área. O evento ocorreu no auditório da Associação.

Entre os presentes, estavam servidores do Incra de várias formações, o Superintendente Regional, Leonardo Góes, representantes da Embrapa, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco do Nordeste, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE) e consultorias especializadas.

Ricardo explanou sobre os atuais problemas da política para o campo e da segurança jurídica no meio rural e apresentou a proposta do SindPFA para uma nova governança agrária para o Brasil. As intervenções realizadas convergiram para a necessidade de reestruturação da política agrária brasileira, na qual há consenso que os atuais órgãos trabalham de forma descoordenada.

O Superintendente Regional, Leonardo Góes, também PFA, disse entender que o problema é a desvalorização das carreiras e não o Incra; Ricardo, porém, rebateu afirmando que “a desvalorização das carreiras é reflexo do que o Incra se tornou: um órgão que não consegue cumprir sua missão institucional”, citando problemas como a ingerência e aparelhamento político.

Na terça-feira, 9/9, Ricardo também esteve na Superintendência Regional de Sergipe para aprofundar o assunto e conversar com os colegas acerca de temas da carreira. O Delegado Sindical do SindPFA no Estado, Haroldo Araújo, avaliou positivamente o evento e disse que houve boa receptividade às propostas do SindPFA.