Sexta-feira, 26 de Julho de 2024

Previdência: Fonacate convoca greve geral para o dia 19
Indicativo foi aprovado neste domingo, 4, com a conclusão dos trabalhos da reunião ampliada

O último fim de semana foi marcado pelo intenso trabalho das entidades afiliadas ao Fórum Nacional de Carreiras de Estado (Fonacate) e ao Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).  O SindPFA acompanhou as reuniões que aconteceram em Brasília, nos dias 3 e 4 de fevereiro, do qual participaram cerca de 300 dirigentes sindicais e filiados para debater a pauta conjunta de reivindicações e a agenda de mobilização para o ano de 2018. As lutas contra a aprovação da reforma da Previdência e pela revogação da reforma Trabalhista e da Emenda Constitucional 95 (congelamento dos gastos) foram eleitas como itens prioritários da pauta. Para a agenda, as entidades aprovaram a realização do Dia Nacional de Luta em 19 de fevereiro – mesma data em que as centrais sindicais irão promover ato contra a reforma da Previdência – e outras ações para o primeiro trimestre.

Um dos temas debatidos foi o texto da Proposta de Emenda à Constituição 287/2016 e as demais medidas do governo que promovem a retirada de direitos sociais e trabalhistas. O presidente da Anfip, Floriano de Sá Martins, falou sobre a questão do déficit nas contas da Previdência Social. “Essa semana a imprensa acusou a Anfip de adotar contabilidade criativa para provar que não há déficit, mas, na verdade, quem utiliza contabilidade criativa é o governo, nós fazemos o cálculo constitucional”, defendeu. Floriano também alertou sobre os impactos da reforma trabalhista no sistema previdenciário. “Se não tem trabalho ou se tem trabalho em condições precárias, não tem contribuição previdenciária. É óbvio que sistema vai ficar desequilibrado”, disse. Além disso, outros representantes apontaram sobre a ineficiência da gestão como um dos maiores problemas da Previdência.

De acordo com as deliberações da reunião, entre os dias 6 e 16 de fevereiro acontecerá uma rodada de assembleias para construção do Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência no dia 19 de fevereiro. O SindPFA convocará em breve Assembleia Geral Extraordinária para tratar do assunto. Fique de olho no site.

Na próxima terça-feira, dia 6 de fevereiro, acontecerá uma Assembleia do Fonacate. Em seguida publicaremos mais informações sobre as reuniões.

Por NATALIA RIBEIRO PEREIRA

Assessora de Comunicação