Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Projetos do SindPFA são selecionados para patrocínio do Confea
Encontro de Aposentados e o livro de Avaliação de Imóveis Rurais pelos PFAs foram as propostas escolhidas

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) publica anualmente edital de seleção de projetos de eventos e de publicações para a concessão de patrocínio da entidade em atividades voltadas a temas de interesse da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia. O investimento do Confea é de cerca de R$ 4,5 milhões e busca agregar valor à marca, consolidar posicionamento, gerar identificação e reconhecimento, estreitar relacionamento com públicos de interesse e divulgar programas e políticas de atuação.

O SindPFA submeteu dois projetos determinados em seu Plano de Trabalho à apreciação do Conselho: a publicação do livro de Avaliação de Imóveis Rurais pelos Peritos Federais Agrários (PFAs) e o Encontro de Engenheiros Agrônomos Aposentados do Incra. Após as etapas de habilitação, classificação e seleção pelo Conselho Diretor, o resultado foi homologado pelo Plenário do Confea na quinta-feira, 24/10. Ambos os projetos do SindPFA foram aprovados pelo Confea e receberão um investimento total de R$ 67,5 mil, sendo R$ 27,5 mil para o livro e R$ 40 mil para o Encontro de Aposentados. Confira aqui os projetos selecionados.

O livro Avaliação de Imóveis pelos PFAs é resultado de uma seleção de artigos promovida pelo SindPFA, por meio de edital específico. No total, foram selecionados 11 artigos, que foram avaliados e escolhidos por um Conselho Editorial composto por 5 membros, Engenheiros Agrônomos, Peritos Federais Agrários, com notório saber (todos doutores).

Os artigos foram selecionados de acordo com os seguintes eixos temáticos:

I. Avaliação de imóveis rurais com volume expressivo de benfeitorias (obras de engenharia, áreas com culturas permanentes);

II. Avaliação de imóveis rurais com ativos e passivos ambientais;

III. Avaliação de imóveis rurais com potencial para ecoturismo, que contenham bens de valor histórico, artístico e cultural, monumentos, paisagens naturais notáveis e sítios arqueológicos;

IV. Avaliação de imóveis rurais nos principais biomas brasileiros (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Pampa);

V. Avaliação de imóveis rurais em territórios quilombolas e indígenas;

VI. Atuação do assistente técnico do Incra nas perícias judiciais (importância da atuação, cases de sucesso, divergências entre os valores administrativos e periciais);

VII. Análise e estudo do Mercado de Terras (RAMT, PPR, PPR titulação, Pauta de valores).

A publicação já está em estágio avançado. A seleção de artigos já foi concluída e autores premiados. A diagramação também foi feita pela própria equipe do SindPFA, já passou por revisão técnica e está agora pronta para a revisão ortográfica final. A publicação agora recebe a chancela do Confea para a produção de 3 mil unidades. O Livro pretende se constituir como um arcabouço de exemplos de atuação qualificada de profissionais da Engenharia. O Confea já havia tomado conhecimento da obra, em 2018, quando o Sindicato propôs ao Conselho Federal, por intermédio de seu Presidente, a fazer o prefácio da obra. Pedido que já havia sido atendido.

Já o Encontro de Engenheiros Agrônomos Aposentados do Incra é uma iniciativa que pretende valorizar os profissionais que colaboraram com fases importantes do desenvolvimento do país e o do órgão. Durante o Encontro, o SindPFA pretende resgatar grandes feitos ao longo da história do desenvolvimento rural, dos quais esses profissionais foram partícipes, quando não protagonistas. Também quer discutir com eles os problemas da atualidade na governança das terras brasileiras. O evento deverá ocorrer em março de 2020.

Por NATALIA RIBEIRO PEREIRA

Assessora de Comunicação