Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Prorrogada: Seleção de artigos para o III Congresso Nacional dos PFAs recebe textos até 12 de agosto; evento acontece em novembro
Iniciativa terá premiação em dinheiro e parceria inédita com revista científica Buriti; Tema central será “Terra, mudanças climáticas e fome: o Brasil num mundo em transformação”.

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) divulgou a versão atualizada do edital nº 6/2020, que trata sobre seleção de artigos para o III Congresso Nacional dos Peritos Federais Agrários (CNPFA). Após adiamentos motivados pela pandemia da Covid-19, o III CNPFA irá ocorrer, impreterivelmente, de 7 e 11 de novembro deste ano e a data limite de submissão de trabalhos é 12 de agosto. O evento reunirá a categoria, autoridades, acadêmicos, gestores e profissionais para discutir a temática “Terra, mudanças climáticas e fome: o Brasil num mundo em transformação”.

Poderão participar da seleção PFAs, demais servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e estudantes de graduação e pós-graduação de faculdades e universidades brasileiras das áreas relacionadas com a área e tema. Os textos podem versar sobre diversos eixos temáticos, entre eles ‘a função social da terra na agenda do desenvolvimento sustentável’, ‘a reforma agrária como processo permanente e necessário’, ‘os desafios do cadastro rural e da regularização fundiária’, entre outros relacionados à estrutura institucional e carreiras agrárias.

Haverá premiação em dinheiro tanto na categoria profissional (até R$ 2 mil) quanto na estudante (até R$ 1 mil), podendo ser submetidos artigos coletivos, desde que cumpram as condições estabelecidas na seleção. O SindPFA também irá custear a participação no III CNPFA de um autor de cada um dos trabalhos premiados, inclusive da categoria estudante. “Nosso Congresso é um momento privilegiado de reflexão e debate. Nesta edição, a participação de outros servidores e da Academia nos trabalhos engrandecerá ainda mais a qualidade”, ressaltou Evane Ferreira Junior, diretor de Formação Profissional do Sindicato.

No começo do ano, o Sindicato já havia anunciado a parceria com a ‘Revista Buriti: Direito, Sociedade e Sustentabilidade’, periódico acadêmico de núcleos de estudo ligados ao Programa de Mestrado em Direito Ambiental (PPGDA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Programa de Mestrado em Constitucionalismo e Direitos da Amazônia (PPGDir) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM): a publicação científica terá uma edição especial com os textos selecionados para o Congresso, dando ainda mais visibilidade e alcance aos trabalhos.

O presidente da entidade, João Daldegan, reforça a convicção de êxito. “O SindPFA tem tradição de fazer eventos de qualidade e o nosso Congresso é o maior deles. A pandemia impossibilitou sua realização no ano passado, mas decidimos trabalhar para fazê-lo em 2022, um ano muito importante para a definição do nosso futuro”, afirma. Sobre as incertezas que a pandemia ainda traz por conta das mutações do vírus, o mandatário assegura: “Teremos um evento à altura do que a Carreira merece e do que a sociedade espera de nós. Claro que trabalhamos para um evento presencial e com o calor humano que tanto nos faz falta, mas também estamos preparados para fazê-lo de forma híbrida.”

Serviço:
Seleção de artigos para o III CNPFA – Edital nº 6/2020