Sábado, 20 de Abril de 2024

Representantes do SindPFA participado Congresso Brasileiro de Agroecologia
Mais de 2.500 trabalhos de 20 países foram submetidos ao evento

Durante os dias 12 e 15 de setembro, aconteceu em Brasília (DF), o VI Congresso Latino-americano, X Congresso Brasileiro e V Seminário de Agroecologia do DF e Entorno.
O Diretor-Presidente Suplente, João Daldegan Sobrinho e a Diretora Suplente de Assuntos Jurídicos, Teresinha de Jesus Alves Aguiar participaram do evento que reuniu mais de cinco mil pessoas para discutir o tema “Agroecologia na Transformação dos Sistemas Agroalimentares na América Latina: Memórias, Saberes e Caminhos para o Bem Viver”.

O evento contou com atividades como apresentação de trabalhos científicos, palestras, mesas redondas, rodas de conversas e feiras com o objetivo de estimular a expansão do movimento agroecológico. O Congresso apresentou na solenidade de abertura o mote principal de todos os debates: a agroecologia como alternativa para produção de alimentos limpos para todos em uma perspectiva ambiental e de promoção da cidadania, além de ser um espaço de resistência ao avanço de políticas que retiram os direitos dos trabalhadores e de populações tradicionais. O desafio é chegar ao grande público consumidor alcançado pelas mídias comerciais.

A edição do Congresso demonstrou a importância da agroecologia como um debate de vanguarda sobre os modelos produtivos que temos hoje. Além disso, foi possível perceber o tema como caminho não só para a produção limpa de alimentos saudáveis para todos, sem o uso de agrotóxicos e transgênicos, mas também para a transformação da sociedade.

Foi montado um stand da Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (CIAPO), coordenado pela pela Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), onde representantes da área técnica apresentaram detalhes dos programas de políticas públicas do Governo Federal. O objetivo é dar transparência à política nacional de agroecologia do Brasil, mostrar quais iniciativas estão sendo trabalhadas e quais são os órgãos envolvidos. Um resumo dessa política pode ser conferido no site: http://www.agroecologia.gov.br/

Por NATALIA RIBEIRO PEREIRA

Assessora de Comunicação