Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Seleção de artigos para o III Congresso Nacional dos Peritos Federais Agrários recebe textos até 4 de março
Iniciativa terá premiação em dinheiro e parceria inédita com revista científica Buriti; Temática do evento também foi definida.

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) acaba de divulgar versão atualizada do edital nº 6/2020, que trata sobre seleção de artigos para o III Congresso Nacional dos Peritos Federais Agrários (CNPFA). Entre as novidades está a parceria firmada com a ‘Revista Buriti: Direito, Sociedade e Sustentabilidade’, periódico acadêmico de núcleos de estudo ligados ao Programa de Mestrado em Direito Ambiental (PPGDA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Programa de Mestrado em Constitucionalismo e Direitos da Amazônia (PPGDir) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A publicação científica produzirá uma edição especial com os textos selecionados para o Congresso, dando ainda mais visibilidade e alcance para os trabalhos.

O III CNPFA tem previsão de ocorrer entre os dias 23 e 27 de maio deste ano, reunirá a categoria, autoridades, acadêmicos, gestores e profissionais para discutir a temática “Terra, mudanças climáticas e fome: o Brasil num mundo em transformação”. Poderão participar da seleção PFAs, demais servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e estudantes de graduação e pós-graduação de faculdades e universidades brasileiras das áreas abrangidas. Os textos podem versar sobre diversos eixos temáticos, entre eles ‘a função social da terra na agenda do desenvolvimento sustentável’, ‘a reforma agrária como processo permanente e necessário’, ‘os desafios do cadastro rural e da regularização fundiária’, entre outros relacionados à estrutura institucional e carreiras agrárias.

Haverá premiação em dinheiro tanto na categoria profissional quanto na estudante, lembrando que poderão ser submetidos artigos coletivos desde que cumpram as condições estabelecidas na seleção. O SindPFA também irá custear a participação no III CNPFA de um autor de cada um dos trabalhos premiados. “Nosso Congresso é um momento privilegiado de reflexão e debate. Nesta edição, a participação de outros servidores e da Academia nos trabalhos engrandecerá ainda mais a qualidade”, ressaltou Evane Ferreira Junior, diretor de Formação Profissional do Sindicato.

O presidente da entidade, João Daldegan, reforça esta convicção. “O SindPFA já deu inúmeras provas da sua capacidade de fazer acontecer. A pandemia impossibilitou a realização do Congresso no ano passado, mas vamos trabalhar para o seu êxito em 2022, um ano muito importante para a definição do nosso futuro. Teremos um evento à altura do que a Carreira merece e do que a sociedade espera de nós. A parceria com a Academia e os trabalhos vão nos ajudar a qualificar a discussão e apontar caminhos”, afirmou.