Sábado, 27 de Julho de 2024

Senado aprova recomposição salarial dos PFAs
Próximo e último passo é a sanção do Presidente da República

O Senado Federal aprovou na última quarta-feira, 30/11, o PLC 78/2016, que dispõe sobre a recomposição salarial dos Peritos Federais Agrários, dos Policiais Federais, Policiais Rodoviários Federais, servidores do DNIT e Analistas e Técnicos de Políticas Sociais. O projeto já está na Casa Civil para a sanção pelo Presidente da República, que deve ocorrer até 21/12.

Para os PFAs, o índice é de 27,9% (acumulado), escalonado em três parcelas: 12,8% em janeiro de 2017, 6,6% em janeiro de 2018 e 6,3% em janeiro de 2019, resultado de acordo salarial assinado em 11/5/2016 e de PL encaminhado pelo Executivo em agosto. A incidência ocorrerá tanto no vencimento básico quanto na Gratificação de Desempenho da Atividade de Perito Federal Agrário.

A Senadora Ana Amélia (PP/RS), foi designada relatora no plenário para defender a matéria.
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Os Peritos Federais Agrários estavam reunidos no II Congresso Nacional dos Peritos Federais Agrários quando ocorria a sessão que aprovou o projeto. A transmissão foi feita no auditório do evento, em tempo real. Veja o vídeo abaixo.

A aprovação no Senado ocorreu em tempo recorde, fruto da articulação das lideranças sindicais, que fez com que sua tramitação ocorresse em regime de urgência. O Projeto foi aprovado no plenário, sem necessidade de aprovação nas comissões permanentes.

Todos as lideranças destacaram a importância da atuação conjunta das carreiras. O presidente da Fenapef, Luís Boudens, destacou que foi muito importante a união de todas as categorias para a obtenção dessa vitória, especialmente no convencimento dos parlamentares, que reconheceram o direito e votaram com justiça. “A gente conseguiu comprovar que com a nossa união a gente vai longe”, afirmou Pedro Cavalcanti, presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF).

Na quinta-feira, 1/12, o presidente da FenaPRF, Pedro Cavalcanti, e o Diretor Parlamentar da entidade, Renato Dias (foto acima), estiveram no encerramento do II CNPFA para celebrar com a categoria. Ali, também receberam os agradecimentos dos PFAs pelo empenho na aprovação da matéria.

O acompanhamento da sanção pode ser feito aqui.

Com informações da Fenapef e FenaPRF.