Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Servir Brasil dialoga com Governo sobre pauta prioritária dos servidores
A principal pauta foi a representação classista e as dificuldades enfrentadas para que as entidades sejam reconhecidas pelo Governo.

O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), deputado federal Professor Israel, juntamente com as entidades que compõem o conselho curador, reuniram-se com a ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, na tarde desta quinta-feira (10). Estavam na pauta temas de interesse do serviço público, especialmente a questão da representação classista e das reiteradas dificuldades criadas para que os servidores sejam devidamente representados pelas entidades sindicais e associativas. O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) foi representado pelo seu presidente, João Daldegan.

“Hoje a falta de reconhecimento dos representantes dos sindicatos por parte do poder público amputa a democracia. A gente precisa resolver isso com urgência”, pontuou o presidente da Servir, ao explicar ainda que, mesmo com posições divergentes, é urgente abrir um canal de diálogo com o governo federal.

A Ministra-Chefe Flávia Arruda foi receptiva ao encontro e mostrou abertura para ser a ponte entre entidades representativas e governo federal. “Meu papel é ser interlocutora política, independentemente das diferenças de pensamentos em algumas pautas. Então, é um prazer recebê-los e poder dialogar com cada um”.

Dificuldades na representação classista
Desde 2016 os servidores licenciados para exercício de mandato classista são obrigados a desempenhar tais atribuições sem remuneração, desvinculados da folha de pagamento da Administração Pública.

A licença para mandato classista, quando não remunerada, transforma a atividade sindical e associativa em significativo ônus para o próprio dirigente, o que, evidentemente, prejudica gravemente a defesa dos direitos e dos interesses dos trabalhadores.

Por essa razão, um dos focos da Frente Servir Brasil em 2022 é lutar para que a licença classista seja exercida em plenitude e com ônus para a administração pública.

Entidades presente:
ANAFE