Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Sindicato reúne-se com Randolfe Rodrigues
Senador será candidato à Presidência da República pelo PSOL

Na última quinta-feira, 27/2, o SindPFA deu mais um passo em seu propósito de reunir-se com os presidenciáveis ou suas assessorias, sem caráter partidário, para apresentar suas propostas e dados da atual política agrária, de modo a fomentar o debate em torno do tema nas campanhas eleitorais desse ano. A conversa neste dia foi com o Senador Randolfe Rodrigues, pré-candidato à Presidência da República pelo PSOL. Estiveram no gabinete do parlamentar o Diretor Presidente do SindPFA, Ricardo Pereira, e seu Substituto, Sávio Feitosa. Também participou da conversa o assessor Juliano Medeiros, que coordenará a Comunicação da campanha de Randolfe.

Uma primeira conversa com o Senador já havia ocorrido em 28 de janeiro, quando doze Peritos Federais Agrários da Superintendência Regional do Incra no Amapá (SR-21) se reuniram com ele, no seu escritório em Macapá (veja aqui a notícia).

O SindPFA apresentou ao Senador os dados da reforma agrária nos últimos anos, o declínio da política para o campo, o sucateamento do Incra e explorou a controversa promessa de qualificação nos processos, utilizada pelo atual governo para justificar os baixos números de assentamentos de famílias e desapropriação de imóveis rurais para esse fim. Os dirigentes também apresentaram ao Senador a proposta da categoria para a reformulação da política agrária.

“Os números apresentados são muito úteis”, afirmou o Senador. Ele e sua assessoria pretendem manter contato com o Sindicato para dirimir dúvidas e fomento de informações sobre o tema. Randolfe afirmou que a Reforma Agrária será um eixo de seu programa e convidou o SindPFA a compor a mesa que discutirá o tema em um seminário que será realizado em Belém.

Randolfe Rodrigues foi o senador mais votado do estado do Amapá em 2010, tornando-se o mais jovem integrante do Senado Federal da atual legislatura, e foi classificado como o melhor senador do ano de 2013 pelo Prêmio Congresso em Foco, avaliado por jornalistas.

Outras conversas com parlamentares sobre o mesmo tema aconteceram nessa mesma semana. Na quarta, 26/2, o SindPFA esteve com a Deputada Federal Fátima Pelaes (PMDB-AP) e também na quinta, 27/2, com o Deputado Federal Onofre Santo Agostini (PSD-SC), que encabeça o ranking dos melhores desempenhos de 2013 na Câmara dos Deputados, pela revista Veja.