Sábado, 27 de Julho de 2024

SindPFA apoia Fórum Alternativo Mundial da Água
Evento acontece em Brasília entre os dias 17 e 22 de março

O SindPFA apoia a realização do Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama) que acontecerá entre os dias 17 e 22 de março de 2018, em Brasília (DF). Nos dias 17, 18 e 19 as atividades acontecerão na Universidade de Brasília (UnB) e entre os dias 20 e 22, em diversos locais da cidade.

O evento reunirá organizações de todo o mundo que têm lutado em defesa da água. No Fama 2018 serão debatidos a defesa pública das fontes de água, políticas públicas necessárias para o controle social do uso da água e preservação ambiental, que garanta o ciclo natural da água em todo o planeta.

Para o SindPFA, a gestão do uso adequado dos recursos hídricos estão interligados ao debate da governança agrária. Atrelada a outras atividades de regulação e fiscalização agrária, se realizadas de forma adequada proporcionariam melhor conhecimento do território nacional, não apenas no que diz respeito à utilização das terras, mas também de preservação e uso sustentável da água, por exemplo.

Para que a administração fundiária do país se torne realmente eficiente e eficaz é preciso que haja integração das informações do território brasileiro, envolvendo um conjunto de instituições federais e municipais. Assim, seria possível viabilizar um desenvolvimento econômico com sustentabilidade do uso do solo, da água e da biodiversidade, além do acesso a terra e a segurança alimentar.

A participação da entidade no Fama pretende ampliar o debate sobre governança agrária e sobre as ações já propostas pelo Sindicato junto à organizações, governo e sociedade civil defendendo a ampliação de políticas públicas que proporcionem o avanço do país.

A programação dos debates e as diretrizes do evento estão disponíveis no site ou no aplicativo de celular Fama 2018. O download pode ser feito na Apple Store e no Google Play

Por NATALIA RIBEIRO PEREIRA

Assessora de Comunicação