Sábado, 27 de Julho de 2024

SindPFA apresenta propostas aos presidenciáveis
Entidade sistematizou e encaminhou documentos a todos as pré-candidaturas à Presidência da República para colocar os temas agrários na pauta das campanhas

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA), por sua Diretoria Colegiada, sistematizou e customizou documentos em que apresenta a categoria e algumas de suas propostas visando a contribuir no processo de elaboração dos planos de governo das candidaturas à Presidência da República para as eleições gerais deste ano. A entidade realizou, nos últimos dias, o envio dos documentos a todos os partidos que anunciaram pré-candidaturas até então.

São questões levantadas ao longo de anos de experimentação e discussão interna, e que têm como objetivo aperfeiçoar a gestão territorial brasileira, promover maior eficiência nas políticas de acesso à terra, de regularização fundiária, desenvolvimento econômico e social e melhoria da qualidade de vida no campo, segurança jurídica, garantia da segurança alimentar e sustentabilidade, a preservação do solo e dos recursos naturais, e melhorias no relacionamento do Estado com o produtor rural e com toda a sociedade atendida.

“A terra, ou seja, o território, é o maior ativo de um país. A gestão territorial e as políticas públicas relacionadas à terra têm um papel determinante e estratégico no enfrentamento aos desafios do presente, de modo que a instituição e os servidores que nela atuam devem receber especial atenção no desenho de uma agenda de futuro”, diz trecho dos documentos, assinados pelo Presidente do SindPFA, João Daldegan.

Nos documentos, a entidade destaca que a categoria é técnica e propositiva, está há mais de vinte anos organizada, inicialmente em forma de associação e há uma década como sindicato, tem identificação com as políticas em que atua e tem sistematicamente desenvolvido propostas, estudos, formações, eventos e publicações para colaborar nessa pauta. E que, diante de tantos desafios e oportunidades, seus profissionais têm grande potencial de atuar nos grandes projetos de desenvolvimento nacional a partir de uma gestão eficiente do território brasileiro.

Confira a seguir, por ordem alfabética de nomes dos pré-candidatos, os documentos apresentados e os instrumentos de envio.

André Janones (Avante)PropostasEntrega
Ciro Gomes (PDT)PropostasEntrega
Eymael (DC)PropostasEntrega
Jair Bolsonaro (PL)PropostasEntrega
Leonardo Péricles (UP)PropostasEntrega
Luciano Bivar (UB)PropostasEntrega
Luiz Felipe D’Ávila (Novo)PropostasEntrega
Lula (PT)PropostasEntrega
Pablo Marçal (Pros) PropostasEntrega
Simone Tebet (MDB)PropostasEntrega
Sofia Manzano (PCB)PropostasEntrega
Vera Lúcia (PSTU)PropostasEntrega

Todos os filiados são convidados a, também, colaborar no processo de difusão e entrega desses documentos aos partidos, às suas bases parlamentares e às coordenações de campanha a que tiverem acesso, para pautar o processo de elaboração e discussão de planos de governo e, futuramente, possibilitar a participação da categoria na formulação e na execução das políticas públicas.