Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

SindPFA é eleito para uma das vice-presidências do Fonacate
Além da eleição, Assembleia do Fórum tratou da agenda para 2019

Da esquerda para a direita, Jordan Pereira (Sinal), Rudinei Marques (Unacon), Djalmary Souza (SindPFA), Marcelino Rodrigues (Anafe), Juracy Braga (Febrafite) e Paulo Martins (Auditar).

O SindPFA participou na quarta-feira (21/11) da última Assembleia Geral do Fonacate neste ano de 2018. A eleição para composição dos representantes do Fórum para o próximo triênio (2019-2021) foi o principal ponto de pauta da reunião, que debateu ainda uma avaliação das entidades sobre andamento da Reforma da Previdência, os impactos da IN 2/2018, do Ministério Planejamento, as eleições do Funpresp, elaboração da agenda parlamentar de 2019, entre outros. Na oportunidade, o SindPFA foi representado pelo Vice-Presidente João Daldegan Sobrinho, que apresentou a candidata à presidência do Sindicato em chapa única, Djalmary de Souza e Souza, para ocupar um dos cargos no Conselho Executivo do Fonacate.

Com relação à Reforma da Previdência, os representantes das entidades que compõem o Fórum concordaram sobre a necessidade da mesma, entretanto, não nos moldes em que vinha sendo discutida no Congresso Nacional durante o último Governo. A proposta do Fonacate é que haja uma articulação das entidades junto ao Governo de transição para que sejam feitos possíveis ajustes que atendam questões orçamentárias do Estado, mas também não prejudiquem os servidores públicos e demais trabalhadores.

Com relação a IN 2/2018, o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, destacou a audiência pública realizada no dia 14/11 na Câmara dos Deputados com a participação de diversas entidades do Fórum, inclusive o SindPFA, e o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Augusto Akira Chiba. As carreiras cobraram do secretário a revisão imediata da IN, que extrapola as competências regulamentares do Poder Executivo. Entre os pontos do regulamento questionados pelo Fórum estão: a necessidade de compensação de horas no caso de participação dos servidores em eventos das entidades de classe como assembleias e congressos ocorram; a liberação para consulta médica no limite de 44 horas; as horas relacionadas ao regime de sobreaviso; e, além disso, foi reiterado o pedido para manutenção dos servidores liberados para o exercício classista na folha de pagamento da União.

As eleições do Fonacate são realizadas cargo por cargo, sendo as candidaturas feitas no momento da Assembleia Geral. Havendo apenas um candidato para um cargo específico a eleição é feita por aclamação. Quando mais de um candidato se manifestar para o mesmo cargo, a eleição é por votação secreta. Cada cargo é ocupado pela entidade, ou seja, quando da eleição em determinado Sindicato e possível troca do presidente, o novo representante ocupará a posição no Fórum.

Para os cargos de Presidente, Secretário-Geral, 1º, 2º e 3º Vice-Presidentes a eleição aconteceu por aclamação visto que foram apenas um candidato para cada um deles. O SindPFA candidatou-se ao cargo de 4º Vice-Presidente (Relações Institucionais). Como a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), representado pelo atual presidente da entidade Alex Canuto, também postulou-se para o mesmo cargo, houve votação. Ao fim, o SindPFA foi eleito com um total de 15 votos. Com a provável eleição da candidata em chapa única à presidência do Sindicato, Djalmary Souza e Souza, esta assumirá o cargo a partir de janeiro de 2019.

“O SindPFA evoluiu junto com o Fonacate nos últimos anos, de modo que será um desafio substituir o Presidente Sávio Feitosa nas suas atividades; esperamos estar à altura dessa missão”, afirmou Djalmary.

Presidência: Rudinei Marques, do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical)
Secretaria-Geral: Jordan Alisson Pereira, do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal)
1° Vice-Presidência: Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe), hoje presidida por Marcelino Rodrigues
2° Vice-Presidência: União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar), hoje presidida por Paulo Martins
3° Vice-Presidência: Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), presidida por Juracy Braga Soares Júnior
4° Vice-Presidência: Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA)


Assista abaixo ao vídeo com os membros que compõem a nova diretoria eleita do Fórum e as expectativas para os próximos anos de luta.

Por NATALIA RIBEIRO PEREIRA

Assessora de Comunicação