Sexta-feira, 29 de Março de 2024

SindPFA e outras entidades realizam trabalho junto a parlamentares
Deputado Zé Silva (Solidariedade-MG) recebeu as entidades representativas do Incra

Desde abril, o SindPFA e as demais entidades representativas dos servidores do Incra estiveram no Congresso Nacional com o objetivo de buscar apoio à demanda de a reestruturação das carreiras do Incra. O Deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), que veio de uma comunidade rural e cursou Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Goiás (UFG), foi um dos parlamentares que receberam as entidades. O Deputado já havia se reunido com os PFAs de MG recentemente.

De acordo com o Deputado, o Incra vem desempenhando um importante papel na garantia da segurança jurídica no Estado de Minas Gerais e os títulos de propriedade entregues pela autarquia irão permitir que agricultores em todo o país possam acessar linhas de crédito para sustentar suas famílias. “Vocês servidores são imprescindíveis nesse processo e devem ser valorizados pelo trabalho”, completou.

O Diretor Presidente do SindPFA disse que os servidores do Incra esperam a autorização do Centro de Governo para que tenham suas carreiras reestruturadas e solicitou o apoio do Deputado nesse sentido. Zé Silva se comprometeu a levar até 10 parlamentares para a reunião com o Ministro Eliseu Padilha.

O Diretor Presidente do SindPFA, Sávio Feitosa, aproveitou ainda a oportunidade para compartilhar com o Deputado a visão do Sindicato sobre as políticas de fomento e regulação rural e o novo momento da instituição. Para o SindPFA, à medida em que o Incra organizar sua base de informações e integrá-la com outras instituições nos diferentes níveis poderá fazer muito mais e toda a sociedade tem a ganhar com isso.

Para o Deputado Zé Silva, esta deve ser a visão para o futuro do Incra. O parlamentar já destacou em diversas ocasiões a importância da mobilização dos servidores para o crescimento da governança agrária. Zé Silva tem experiência na extensão rural e sabe que o Incra sozinho não dá conta de fazer todo o trabalho com vistas ao desenvolvimento agrário. “Essa discussão é ampla e todos devem participar dela”, acrescentou.

O momento é favorável para este trabalho, de acordo com o que a gestão do Incra tem demonstrado em diversas ocasiões. Segundo a Autarquia, os servidores do Incra têm apresentado àquilo que o Executivo tem solicitado, assim, há uma ‘moeda de troca’ junto ao Governo para negociação. As entidades representativas das carreiras do Incra têm trabalhado com objetivo de produzir um documento claro, informativo e objetivo, demonstrando a unidade de pauta e de foco.

Durante o Encontro de Delegados Sindicais do SindPFA, os representantes de cada Estado que esteve presente tiveram a oportunidade de conhecer a importância do contato com os deputados e senadores e entregaram material em mais de 200 gabinetes. As demandas dos servidores públicos passam pelo Congresso Nacional; por isso, é importante a sensibilização dos parlamentares para o fortalecimento do pleito de reestruturação do Incra. Apenas com o esforço e participação de todos os Delegados e filiados do Sindicato, será  possível alcançar todos os entes que possam colaborar com impulsionamento da política agrária que o SindPFA espera para o país.

Por NATALIA RIBEIRO PEREIRA

Assessora de Comunicação