Sábado, 27 de Julho de 2024

SindPFA estabelece a “Semana do Ministro”
Pepe Vargas se encontrará com Miriam Belchior para tratar da questão remuneratória dos PFAs

Na quinta-feira, 8 de agosto, o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, afirmou em reunião com o SindPFA que terá uma agenda específica para tratar sobre a reestruturação salarial dos Peritos Federais Agrários com a Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.

O envolvimento do Ministro é fruto da intensa Campanha Salarial e do árduo trabalho de convencimento que os PFAs vem realizando nos últimos meses, com contatos com o próprio Ministro nas cidades em que visitou, com parlamentares, nas Superintendências e com a Direção do Incra.

Em virtude da gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do encontro dos dois ministros, o MPOG adiou a reunião que aconteceria com o SindPFA na sexta-feira, 9 de agosto, que deve acontecer na semana de 12 a 16 de agosto, com a apresentação de uma proposta construída pelo MDA e pelo MPOG.

Estabeleceu-se, portanto, a “Semana do Ministro”. São dias preciosos para a categoria, dado o avançado calendário das negociações salariais, que tem que se findar até 31 de agosto. Os Peritos Federais Agrários esperam dos gestores empenho para resolver a triste situação que os assola, em níveis que realmente aliviem a defasagem salarial histórica, conforme parâmetros oferecidos pelo Sindicato, ainda que não se alcance de imediato a equiparação almejada com os Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura.

A Secretaria de Relações de Trabalho do MPOG já está de posse da tabela elaborada pela área técnica do Incra, com base nos parâmetros mínimos oferecidos pela categoria.

É um momento, portanto, de expectativa, mas de permanência e intensificação das mobilizações em todo o país. Nesta semana, os Peritos acompanharão as agendas do Ministro Pepe e do Presidente do Incra e farão uma nova Paralisação Nacional, em 14 de agosto, quarta-feira, a fim de pressionar o Governo Federal a atentar-se ao problema e empreender esforços para uma solução real.