Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

SindPFA faz primeira apresentação ao GT de Reestruturação da Carreira
Novo encontro, que ocorrerá em setembro, apresentará resultados das discussões internas

No dia 16 de julho, o SindPFA esteve na Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento (SRT/MPOG) para a primeira reunião do Grupo de Trabalho que estudará temas da reestruturação da carreira, conforme fez constar o Termo de Acordo assinado no final do ano passado.

O Sindicato foi representado pelo Diretor Presidente do SindPFA, Ricardo Pereira, o Substituto, Sávio Feitosa, a Diretora Financeira, Ana Maria Faria do Nascimento, e os PFAs Luciano Meirelis e Paulo Pinheiro, da Superintendência Regional do Distrito Federal e Entorno (SR-28). Da parte do Ministério, estavam José Borges de Carvalho Filho, Vladimir Nepomuceno e seus assessores.

Ricardo apresentou um histórico da carreira e do órgão, fazendo analogias entre o desenvolvimento de ambos ao longo da história. Falou ainda das contribuições da categoria, como os cursos de capacitação desenvolvidos pela iniciativa da então Assinagro.

Nesse contexto, o Sindicato ressaltou que o Incra precisa fazer parte de uma agenda de Estado, iniciando uma explanação acerca do tema de reestruturação da política agrária brasileira, levantado em 2011 no 1º Congresso dos PFAs, momento em que falou da Campanha do SindPFA por uma nova Governança Agrária, iniciada em 2013, como uma proposta inicial da categoria para fomentar as discussões sobre o tema.

O Diretor Presidente do SindPFA relatou a criação por parte do SindPFA de um grupo interno para discutir a reestruturação da carreira, em quatro eixos principais: estudo sobre subsídio x VB + gratificações, nomenclatura do cargo e da carreira, revisão das atribuições e incorporação de outras formações profissionais.

As primeiras conclusões desse grupo serão apresentadas em um novo encontro com a Secretaria, marcado para o próximo dia 3 de setembro. As propostas iniciais também serão discutidas no IV Encontro de Delegados Sindicais, que acontece de 5 a 7 de agosto, em Brasília.