Sábado, 20 de Abril de 2024

SindPFA intensifica articulação da Pauta Salarial
Várias ações buscam apoiadores à causa dos PFAs, visando a reunião com o MPOG em 9/5

O SindPFA trabalha com afinco em torno da Campanha Salarial 2013. Além dos encontros e reuniões dos quais a Diretoria já havia realizado com parlamentares, Presidência do Incra, Casa Civil, Ministério do Planejamento e a realização da Audiência Pública, a categoria entra agora em um novo ciclo, onde a participação dos Delegados Sindicais e dos PFAs na base são fundamentais.

No Encontro de Delegados Sindicais realizado em Brasília nos dias 16 a 19 de abril, os presentes puderam alinhar as ações com a Diretoria Colegiada e estabelecer um plano de ação conjunto para os próximos dias em cada SR. Assim, cada Delegado Sindical saiu do encontro com atribuições claras a serem desenvolvidas a partir de então. O Encontro foi parte importante ainda para motivar os representantes do Sindicato quanto a seus trabalhos nas bases e municiá-los de informações e subsídios para o seu trabalho representativo. O Diretor de Comunicação e Marketing do SindPFA, Fernando Faccio, escreveu um artigo sobre o Encontro e os próximos passos do SindPFA, clique aqui para ver.

Os Delegados Sindicais trabalham ainda, dentre outras ações, nos contatos com os Superintendentes Regionais, a fim de obter também deles o apoio à causa dos PFAs e sua manifestação junto à Presidência do Incra e junto ao Ministro do MDA. A seguir, elencamos algumas das diversas ações que vem sendo realizadas nas Superintendências Regionais.

SR-29 (Médio São Francisco)

Em Petrolina, os Delegados Sindicais Francisco Marote e Renato Faccioly e outros PFAs estiveram com o Ministro Pepe Vargas, em evento da Embrapa, sobre Reestruturação Produtiva do Semiárido, no dia 22/4, numa reunião informal, na qual foi pedido apoio à demanda dos PFAs de negociação salarial junto ao MPOG e agenda para reunião entre SindPFA, INCRA e MDA. Na ocasião, foram entregues documentos da campanha salarial. A conversa teve a participação do Superintendente Regional da SR-29.

SR-03 (Pernambuco)

Em Recife, a Delegada Sindical Priscilla Martinelli informou que fizeram a reunião com o Superintendente Regional, informando que estamos em campanha salarial e pedindo o seu apoio. Ele se comprometeu a informar ao Presidente do Incra, Carlos Guedes, sobre a nossa campanha, o seu apoio e as nossas reivindicações, inclusive sobre a tratativa de nos reunirmos com o Ministro Pepe Vargas.

SR-02 (Ceará)

Em Fortaleza, foi feita reunião no dia 22/4, para apresentação dos informes e encaminhamentos resultantes do Encontro de Delegados, e resultou na formação de uma comissão, composta por 8 PFAs, responsável pela articulação de contatos junto aos parlamentares locais que possam contribuir na campanha de reestruturação da carreira.

SR-24 (Piauí)

Após os informes sobre o II Encontro dos Delegados do SindPFA, os PFAs encontraram com o Deputado Jesus Rodrigues (PT/PI), que se encontrava nas dependências da SR, agradeceram a participação e o apoio na Audiência Pública realizada no dia 18/4. Na ocasião, o Deputado afirmou que irá acompanhar nossa causa de perto, já que é uma pessoa muito ligada à agricultura familiar. No decorrer da conversa, nos informou que é da mesma corrente dentro do PT do ministro Pepe Vargas e que o encontra sempre para discutir as diretrizes do PT, geralmente nas quartas. Será formada uma comissão de PFAs em Brasília para muni-lo de informações para que ele conversasse com o Ministro, antes da nossa reunião com a Secretaria de Relações de Trabalho (SRT/MPOG), a ser realizada em 9 de maio.

SR-28 (DF e Entorno)

No dia 23/4, estiveram no gabinete do Deputado Federal Zé Geraldo (PT-PA) os Peritos Federais Agrários da SR-28 Raimundo Sepeda e Carlos Silveira, juntamente com o Delegado Sindical Luciano Belém. Na oportunidade, foi feita ao Deputado uma apresentação da carreira de PFA e da desvalorização salarial de em relação a outras carreiras assemelhadas; conversaram ainda sobre as negociações anteriores e atuais com o MPOG e sobre a realização da Audiência Pública ocorrida dia 18/4, que discutiu a situação dos PFAs. Foi solicitado ao Deputado o seu apoio ao pleito dos Peritos Federais Agrários e, principalmente, a realização de gestão frente ao ministro do MDA para marcar uma reunião desse ministério com o SindPFA, de preferência antes do dia 9/5. O Deputado recebeu os materiais do Sindicato.