Sexta-feira, 29 de Março de 2024

SindPFA lança ciclo de seminários online sobre temas ligados à Carreira
Denominado de ‘Diálogos Agrários’, série de webinários ocorrerá mensalmente com a participação de especialistas; Primeiro tema será regularização fundiária

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) lança, este mês, um ciclo de seminários online (webinários) que irão debater assuntos de relevo na pauta nacional e de interesse direto da Carreira com a participação de especialistas e autoridades. Batizado de Diálogos Agrários, o primeiro encontro ocorrerá no próximo dia 8 com o tema ‘regularização fundiária’.

A pandemia da Covid-19 tem alterado de forma significativa a dinâmica de empresas, órgãos públicos e, é claro, entidades sindicais. As reuniões por meio de videoconferências passaram a fazer parte da rotina e o teletrabalho, o chamado home office, está se expandindo de forma considerável e deve ser incorporado ao pós-pandemia, segundo estudiosos do tema. Com o Diálogos  Agrários, o SindPFA abre uma nova frente de debates e disponibiliza aos seus filiados e demais interessados um espaço para o crescimento profissional e a difusão de conhecimento.

“As tecnologias estão à nossa disposição para diminuirmos as distâncias e ampliarmos o alcance da informação. Queremos oferecer um espaço qualificado, com a colaboração de acadêmicos, gestores e, é claro, dos próprios PFAs, que acumulam experiência e formação altamente qualificadas, como forma de incentivar o debate na categoria dos temas que nos são importantes”, afirma a Diretora Presidente, Djalmary Souza. Os encontros ocorrerão sempre na segunda segunda-feira de cada mês.

Para esta primeira edição, o Sindicato convidou os engenheiros José Dumont Teixeira e Assis Brasil Guimarães Neto (ver bios abaixo). A mediação ficará a cargo da Diretora de Aposentados do SindPFA, Luber Kátia. Entre os assuntos que serão abordados, estão legislação e proposições em curso, o uso das geotecnologias nas análises processuais, marco temporal e o papel do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A transmissão será feita via YouTube e Facebook e os participantes poderão opinar e enviar perguntas.

 

Serviço:

Diálogos Agrários – 1ª edição (tema: regularização fundiária)
Data: 8 de junho (próxima segunda-feira)
Horário: 15h
Transmissão: canal do SinPFA no YouTube e página do SindPFA no Facebook

Sobre os participantes:

José Dumont Teixeira é Engenheiro Agrônomo, Perito Federal Agrário do Incra desde 2004. Atuou no Programa Terra Legal por muitos anos, tendo sido Superintendente da Subsecretaria Extraordinária de Regularização Fundiária na Amazônia Legal. Hoje é Assistente Técnico da Coordenação-Geral de Regularização Fundiária da Diretoria de Governança Fundiária do órgão.

Assis Brasil Guimarães Neto é Engenheiro Florestal, Analista de Reforma e Desenvolvimento Agrário do Incra desde 2007 e desde então atua na regularização fundiária. Passou pela Diretoria de Ordenamento da Estrutura Fundiária, pela SR-28/DFE, pelo Programa Terra Legal e hoje está lotado na Diretoria de Governança Fundiária do órgão.

Mediação:

Luber Kátia de Oliveira Neto, Eng. Agrônoma, Perita Federal Agrária do Incra desde 2006, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, já passou pelo Programa Terra Legal e hoje atua na Divisão de Governança Fundiária do Incra em RO.