Sábado, 27 de Julho de 2024

SindPFA participa da posse do novo presidente do Confea
Joel Krüger foi eleito para o triênio 2018/2020

Na noite da quarta-feira (21), no auditório do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, o SindPFA acompanhou a posse do novo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, eleito para o triênio 2018/2020.

Participaram da cerimônia, representando o Sindicato, o Vice-Diretor Presidente, João Daldegan e o Coordernador do SindPFA, Kássio Borba.

No discurso, Joel Krüguer comprometeu-se com a valorização das profissões reunidas pelo Sistema Confea/Crea, formado pelos fóruns de entidades nacionais, conselhos regionais, câmaras especializadas e instituições de ensino, e que tem registrados cerca de 1 milhão e 400 mil profissionais, além de 350 mil empresas. relembrou sua trajetória no Sistema, iniciada há 12 anos como conselheiro do Crea Paraná. “Foi uma caminhada longa”, disse.

Durante a cerimônia, Joel ressaltou que conta com os presidentes de Creas, conselheiros federais e regionais, entidades de classe, entre outros, para atender os compromissos de campanha e os desejos dos profissionais, como a criação da carreira de Estado e a valorização das geociências e o capital humano. Além disso, o presidente do Confea mostrou-se preocupado com a situação das empresas estatais. “Não se pode assistir passivamente ao desmonte de empresas como Petrobras, Itaipu, Embrapa e Eletrobras, que correm sério risco de privatização. Essas empresas precisam ser valorizadas porque são responsáveis por aplicação de conhecimento, capitais tecnológico e humano”.

Joel ainda defendeu a reciprocidade com outros países, no caso da vinda de profissionais estrangeiros. “O Conselho é dos profissionais e das empresas”, afirmou, antes de esclarecer que serão bem-vindos os engenheiros que venham de países que oferecem reciprocidade.

Ao falar da defesa de leis e projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional e que sejam de interesse da área tecnológica, disse acreditar que “a atuação do Sistema precisa ser mais efetiva”.

Antes de encerrar, Joel Krüger reafirmou compromisso com uma gestão ética e transparente para tentar alcançar as mudanças de que o Sistema e o Brasil necessitam. “Estamos aqui a serviço dos profissionais, mas principalmente a serviço do Brasil”, finalizou.

Fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea e Mútua

Nesta quarta-feira (21/2), durante o VII Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado em Brasília, também foram definidos os nomes dos titulares e adjuntos do Colégio de Presidentes (CP), do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e das Câmaras Especializadas do Sistema Confea/Crea (Engenharia Civil, Florestal, Elétrica, Industrial, Agronomia, Agrimensura, Geologia e Minas, Segurança do Trabalho e Ética) foram definidos. Até sexta-feira (23), os fóruns decidem ainda o calendário de reuniões e o plano de trabalho para este ano.

Para o Colégio de Presidentes (CP) dos Creas, foram escolhidos dois Engenheiros Agrônomos, para Coordenador, Francisco Antônio Silva de Almeida (Crea-GO) e para Coordenador adjunto, Arício Resende Silva (Crea-SE).

Para Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAgro), o Engenheiro Agrônomo Kleber Souza dos Santos (Crea-DF) foi escolhido como Coordenador e como adjunto, Cid Tacaoca Muraishi (Crea-TO). Kleber foi palestrante do II CNPFA realizado em 2016. Recentemente, foi eleito Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-DF.

Fonte: Com informações do Confea

Por NATALIA RIBEIRO PEREIRA