Sexta-feira, 26 de Julho de 2024

SindPFA participa de encontro de Marina Silva com entidades sindicais
"As instituições serão de Estado", afirma a candidata aos servidores públicos

Na tarde dessa quarta-feira, 24/9, foi realizado em São Paulo – SP um encontro entre a candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva e seu vice, Beto Albuquerque, com as centrais sindicais, entidades representativas dos servidores públicos e sindicatos das mais diversas categorias de trabalhadores.

Acompanhado de representantes de 14 outras entidades que compõem o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), o SindPFA participou do evento por meio do Diretor Presidente Substituto, Sávio Feitosa (segundo da esq. para a dir na foto), do Diretor de Relações Institucionais e Políticas Públicas, Francisco Marote, e do Delegado Sindical em SP, André Dosualdo.

Na ocasião, o presidente do Fonacate, Roberto Kupski, entregou a Carta-Programa do Fórum – que apresenta os principais anseios das Carreiras de Estado para os próximos anos – para Beto Albuquerque e também para os coordenadores de campanha de Marina.

Dentre os compromissos que as entidades querem que os candidatos assumam com a Administração Pública estão: respeitar o princípio constitucional do concurso público, como única forma de ingresso no Serviço Público, implementar política de qualificação e valorização contínua dos servidores de carreira, garantir remuneração condizente com a complexidade das atividades exercidas pelos servidores, regulamentação da negociação coletiva no serviço público, o direito de greve e a data base dos servidores (clique aqui e confira a carta na íntegra).

Em sua fala, Beto Albuquerque prometeu o resgate de instituições e o combate à corrupção. “Não vamos terceirizar nenhuma atividade fim e vamos dialogar com todos os trabalhadores”, ressaltou.

Já Marina Silva, falou em melhorar a qualidade dos serviços públicos e resgatar a credibilidade de órgãos que estão sendo sucateados pelo governo, enfatizou ainda que em seu programa defende que “as instituições públicas serão de Estado. Não serão de governo e muito menos propriedades de partidos políticos”. A candidata prometeu que vai estabelecer um diálogo constante com todos os trabalhadores e garantir a independência do movimento sindical.

Durante o Evento, Sávio Feitosa e Francisco Marote puderam falar com os responsáveis pela elaboração do Plano de Governo da Coligação, Maurício Rands e Neca Setúbal, quando fizeram memória da reunião ocorrida em maio com o SindPFA (veja aqui a notícia). Agradeceram a oportunidade de contribuir com a elaboração do documento, que contemplou várias sugestões da entidade (veja aqui) e colocaram a categoria à disposição para continuar a contribuir e executar as propostas para a área agrária num eventual governo da candidata Marina Silva.

Na próxima terça-feira, dia 30 de setembro, o Fonacate entregará a Carta-Programa das Carreiras de Estado para o representante do candidato Aécio Neves (PSDB), o coordenador Fuad Noman, em reunião que será realizada na sede do Fórum, em Brasília/DF.

Com informações e fotos cortesmente cedidos por Vivian Danielle Silva, do Fonacate, e por Matheus Feitosa, da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).