Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

SindPFA participa de Seminário do PSOL sobre Reforma Agrária
Presidente do Sindicato também reuniu-se com colegas da SR-19 (RN)

O SindPFA participou como convidado de um Seminário do PSOL para discutir a Reforma Agrária, na noite desta segunda, dia 19 de Maio, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, no centro de Natal. O evento faz parte de uma série que está sendo realizada em todo o país, a fim de colher contribuições para a construção de um programa de governo. O partido pretende lançar o Senador Randolfe Rodrigues (PSOL / AP) candidato à Presidência da República nas eleições desse ano.

O Sindicato foi representado pelo seu Diretor Presidente, Ricardo de Araujo Pereira, que levou ao debate dados da atual política agrária e as contribuições e propostas da categoria para um novo modelo para o setor. Alguns PFAs da SR-19 (RN) também estiveram presentes no Seminário.

Além de Ricardo, comporam a mesa o Senador Randolfe Rodrigues, pré-candidato à Presidência da República pelo partido, Luciana Genro, pré-candidata à Vice-Presidência, Lucenilson de Oliveira, da coordenação do MST/RN, e César Sanso, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Em sua fala, Ricardo apresentou números de decretos declarando imóveis de interesse social para fins de reforma agrária de 1995 a 2013, evidenciando uma queda nos últimos anos na publicação desses instrumentos para instalação de novos assentamentos. Do total da área desapropriada nesse período para reforma agrária, apenas 2% foi decretada no governo Dilma Rousseff.

O convite ao SindPFA se deu em virtude do encontro realizado com o Senador em fevereiro, numa iniciativa do Sindicato em procurar os presidenciáveis para pautar o tema da política agrária na eleição presidencial.

Visita à Superintendência Regional

Na terça-feira, o Diretor Presidente do SindPFA visitou a SR-19 (RN), onde se reuniu com os PFAs na Divisão de Obtenção de Terras. Com a presença de 15 PFAs, Ricardo fez um histórico do Incra aos colegas e discutiu a atual conjuntura política e as propostas do SindPFA para a valorização da carreira.

Em seguida, respondeu perguntas e debateu vários assuntos com os colegas, como processos judiciais, situação dos aposentados, revisão dos índices de produtividade, Funpresp. Ricardo falou da proposta de realização de seminários regionais para aprofundar as discussões em torno da Campanha do Sindicato para uma nova Governança Agrária para o país.

O Delegado Sindical da unidade, Alexandre Aidar, avaliou positivamente o encontro, que aproxima a categoria da representação sindical.