Sexta-feira, 29 de Março de 2024

SindPFA participa de seminário sobre o futuro da Administração Pública
Evento abordou o pacote de reformas apresentados pelo Governo

O SindPFA participou, na última sexta (29/11), do seminário Desmonte do Estado e Subdesenvolvimento: o que nos aguarda? Como resistir e superar a crise brasileira?, realizado pela Articulação de Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (Arca), no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Entre as discussões feitas no seminário a respeito das reformas apresentadas pelo Governo está a preocupação com a descontinuidade de iniciativas públicas e a possibilidade de desmonte da máquina pública. Um dos exemplos apontados por Fernando Sertã, servidor da carreira de Planejamento e Orçamento e palestrante do evento, é o de que a redução de carga horária dos servidores em até 25%, proposto pelo Governo, representará uma menor entrega de serviços públicos para a população. “No nosso caso é menos força de trabalho no planejamento do governo. Mas precisamos pensar nos demais setores. Precisamos entregar saúde de qualidade, educação de qualidade e todos os outros bens e serviços que o serviço público oferece”, explicou.

Durante o evento, aconteceu o lançamento dos livros “Desmonte do Estado e Subdesenvolvimento: riscos e desafios para as organizações e as políticas públicas federais” e “Mitos Liberais acerca do Estado Brasileiro e Bases para um Serviço Público de Qualidade”. As duas publicações questionam o teor e as diretrizes gerais das propostas do Governo Federal para reformar o Estado brasileiro, além dos possíveis impactos causados, sugerindo caminhos alternativos a serem adotados no âmbito de uma possível e necessária reforma alternativa e progressista.

O livro “Mitos Liberais acerca do Estado Brasileiro e Bases para um Serviço Público de Qualidade” se destaca por aprofundar o debate a respeito do funcionalismo, enquanto o livro “Desmonte do Estado e Subdesenvolvimento” tem como foco algumas das mais importantes organizações públicas da administração federal, como Ipea, CNPq, IBGE, Ibama, Fiocruz, Capes, Funai e empresas estatais.

Clique aqui para acessar a versão digital dos livros.

Por NATALIA RIBEIRO PEREIRA

Assessora de Comunicação