Sábado, 20 de Abril de 2024

SindPFA participa do Encontro dos Chefes de Obtenção de Terras
A Presidente do Incra participou do evento nessa quinta-feira

Começou no dia 8 de abril o Encontro Nacional dos Chefes de Divisão de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamentos, na Legião da Boa Vontade – LBV, localizada em Brasília, DF.

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários – SindPFA participou da abertura do evento, que apresenta diagnósticos regionais e discute os critérios e parâmetros para o estabelecimento das metas de obtenção de terras para o período de 2015 à 2017.

Nesta quinta-feira o evento contou com a participação da Presidente do Incra, Lúcia Falcón, que dividiu a mesa com seu substituto, o PFA Leonardo Góes, pelo Diretor de Obtenção de Terras, Marcelo Afonso Silva, e com o Presidente do SindPFA, Sávio Silveira Feitosa. Também estava o pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Dr. Luiz Carlos Guilherme, que fazia uma apresentação no momento.

Segundo Lúcia Falcón, o Incra vive uma grande oportunidade. Ela falou da nobreza do trabalho da Instituição, que lida com o principal ativo da sociedade: a terra. Disse que 37% da população está no meio rural e que é preciso estudar essa nova ruralidade, tema que quer abordar num seminário nacional em breve. Para ela, é preciso ressignificar a Reforma Agrária e pensar a Autarquia num horizonte de 10 anos; modernizar vistorias, perícias e banco de dados e construir tecnologias sociais. Lúcia anunciou ainda a permanência do PFA Marcelo Afonso Silva na Diretoria de Obtenção de Terras.

Leonardo Góes, falou em seguida da necessidade de dar as condições aos servidores para alcançar esses objetivos, assunto que, segundo ele, tem sido abordado nas discussões na Presidência e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Parafraseando a Presidente do Incra, o Diretor Presidente do SindPFA falou que o principal ativo dos servidores é o conhecimento. Ele disse que a categoria quer e está disposta a somar nesse trabalho, mas é preciso que o governo tenha um olhar diferenciado para o órgão e para o conjunto de servidores, os quais passam por dificuldades.

O SindPFA terá um encontro com a Presidente na próxima quarta-feira, 15/4, durante a Reunião de Diretoria. O Encontro dos Chefes de Obtenção irá até sexta feira, dia 10 de abril.