Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024

SindPFA prestigia abertura do Congresso dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Evento acontece até a próxima quinta-feira (5)

O Diretor de Aposentados e Pensionistas, Tiago de Melo e o Coordenador Executivo do Sindicato, Kássio Borba prestigiaram a abertura da quarta edição do Congresso Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (IV Conaffa) na noite do dia 2/10 (segunda-feira), no Royal Tulip Brasília Alvorada, que contou também com a participação de profissionais da Carreira, representantes do Fonacate, além de autoridades e convidados.

Na ocasião, compuseram a mesa de abertura o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto, o senador Paulo Paim (PT/RS), o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, o coordenador da Comissão Organizadora do Congresso, Ricardo Kobal e, representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o secretário de Defesa Agropecuária, Luís Eduardo Pacifici Rangel. O presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto, falou sobre o histórico da fiscalização agropecuária no país e da carreira dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs).

A abertura contou ainda com a palestra “Terceirização: Riscos para o Serviço Público e os Anos Decorrentes para a Sociedade” proferida pelo senador Paulo Paim (PT/RS). Durante a apresentação, Paim enfatizou a insegurança que uma terceirização da inspeção agropecuária traria para a população brasileira.

“Que segurança teremos se aqueles que fiscalizam forem contratados diretamente por um frigorífico, por exemplo? Nenhuma. A partir do momento em que o empregador tem total controle sobre quem fiscaliza, sabemos o que pode acontecer. A terceirização da fiscalização da cadeia alimentar é uma irresponsabilidade total”, alertou Paim, já conhecido pela luta constante contra terceirizações no serviço público.

O senador ressaltou que continuará com intenso trabalho no Congresso Nacional para impedir terceirizações.

“Se depender de mim, faremos de tudo para que isso não aconteça e que os AFFAs continuem realizando a fiscalização agropecuária no país. Digo isso pensando no Brasil e no povo brasileiro, e pensando, inclusive, no nosso mercado de exportação”, enfatizou Paim.

Ao final da palestra, os participantes puderam desfrutar do coquetel de abertura do IV Conaffa.

Programação

Os grupos de trabalho iniciam as discussões já nesta terça-feira, às 8h da manhã, com base nas teses que foram votadas nos últimos meses pelos filiados do Anffa Sindical, e do tema central: “Auditoria e Fiscalização – Desafios e Perspectivas de Fortalecimento”.

Além dos debates, a programação do IV CONAFFA conta, até quinta-feira (05/10), com atividades como plantio simbólico de árvores e doação de alimentos à entidade assistencial. Uma sessão solene no Congresso Nacional também está agendada, oportunidade em que o Sindicato irá apresentar aos parlamentares o recente estudo lançado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que aponta os impactos da atuação dos AFFA sobre a produção agropecuária brasileira.

A programação completa e outras informações podem ser acessadas por meio do site oficial do evento.

Por NATALIA RIBEIRO PEREIRA

Assessora de Comunicação