Terça-feira, 30 de Novembro de 2021

SindPFA promove seminário sobre gestão territorial rural
Evento, que tem patrocínio do Confea, está programado entre os dias 8 e 11 de novembro e será 100% online e gratuito. Haverá emissão de certificado.

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) promoverá, entre os dias 8 e 11 de novembro, o Seminário Nacional de Gestão Territorial Rural 2021. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da entidade no YouTube e será gratuito, com emissão de certificado para todos os dias (os links serão divulgados ao começo de cada dia de programação). O Seminário tem patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e apoio da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab).

O seminário consistirá na apresentação de pesquisas e trabalhos acadêmicos sobre temas relevantes para a política agrária brasileira, desenvolvidas através de uma seleção de projetos promovida pela entidade. A abertura será na noite da segunda-feira (8), com uma apresentação inaugural, e outras oito apresentações seguirão pela manhã, tarde e noite de terça a quinta-feira, encerrando-se na noite de quinta (11). Ao todo, serão 10 transmissões ao longo da semana.

As nove pesquisas que serão apresentadas versam sobre temas como a dimensão da função social da propriedade rural, sustentabilidade, Índices oficiais de produtividade, módulos rural e fiscal, cadastro ambiental e integração entre cadastros, avaliação da reforma agrária, resultados financeiros das desapropriações rurais, flexibilização de direitos territoriais e o trato das questões agrárias no Judiciário.

“A iniciativa do SindPFA, tanto de seleção de pesquisas quanto de apresentação neste Seminário, oportuniza a geração de conhecimento e reflexões sobre temas relevantes que envolvem não só a carreira dos Peritos Federais Agrários, mas também aspectos da política agrária e da sociedade, o que é extremamente importante, porque estamos discutindo como o mundo rural brasileiro se relaciona com diversos aspectos da governança, nas dimensões social, econômica e ambiental”, afirma Alexandre da Silva Cavalcanti, diretor de Formação Profissional do SindPFA, que coordenou a seleção.

O evento

O Seminário Nacional de Gestão Territorial Rural é um projeto do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) para a apresentação de pesquisas e trabalhos acadêmicos sobre temas relevantes para a política agrária brasileira, desenvolvidas através de uma seleção de projetos promovida pela entidade. O objetivo da seleção é produzir conhecimento na área, fomentar o debate interno e submeter seus resultados ao escrutínio público, para embasar ações, campanhas e atividades do SindPFA visando ao aprimoramento do arcabouço institucional e legislativo relacionado à gestão de terras no País.

No encerramento do Seminário, serão lançadas as bases do III Congresso Nacional dos Peritos Federais Agrários, previsto para maio de 2022.

Serviço:
Seminário Nacional de Gestão Territorial Rural
Data: de 8 a 11 de novembro
Página do evento (programação)
Canal do SindPFA: www.youtube.com/SindPFA