Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021

SindPFA realiza formatura de Peritos pela Universidade de Jaén, na Espanha
Convênio firmado pelo Sindicato possibilitou a dezenas de PFAs cursarem pós-graduação e mestrado em áreas estratégicas da política agrária; Evento será nesta sexta (18), com transmissão pelo YouTube

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) tem a honra de convidar a todos para a formatura de Peritos Federais Agrários, que abraçaram o instigante desafio de buscar novos conhecimentos e concluíram cursos de especialização ou mestrado pela Universidade de Jaén, na Espanha.

Em 2019, a entidade estabeleceu convênio com a UJaén com o objetivo de oferecer aos filiados a oportunidade de ingresso em cursos de seu Departamento de Engenharia Cartográfica, Geodésica e Fotogrametria, especialmente para os cursos de especialização em Avaliação ou Cadastro Multipropósito, que são parte de um programa de pós-graduação lato e stricto sensu instituição espanhola.

A Espanha é um país de vanguarda no cadastro e na valoração de imóveis, temas que são caros à missão institucional do Incra e nos quais reside uma lacuna importante de atuação dos Peritos Federais Agrários. Por isso, o Sindicato atuou para intermediar e até mesmo para financiar a participação de seus filiados nos cursos.

Ao todo, serão conferidos títulos a três turmas. A primeira concluiu especialização em Avaliação, em 2019, e é composta por 11 PFAs. Já a segunda, com 18 Peritos, completou especialização em Cadastro Multipropósito este ano. Por fim, dois Peritos concluíram mestrado em Cadastro Multipropósito e Avaliação, também neste ano de 2020.

Os títulos serão conferidos pelo Diretor do Programa de Mestrado, Manuel Alcazár Molina, que é um renomado professor titular das Universidades de Granada e de Jaén, autor e consultor técnico internacional, membro da Direção Geral de Cadastro do Ministério de Economia e Fazenda da Espanha, da Associação Espanhola de Avaliação Agrária, do Comitê Permanente do Cadastro na Iberoamérica (CPCI), da rede para o Fortalecimento do Cadastro e Registro da Propriedade nas Américas da OEA, do Royal Institution of Chartered Suerveyors (RICS) e representante na Federação Internacional de Agrimensores (FIG).

Participarão da cerimônia, ainda, representantes do Incra, da Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB), do Conselho Nacional da Amazônia Legal e o deputado federal Zé Silva, do Solidariedade de Minas Gerais.


Serviço

Formatura de PFAs – UJaén (ESP) – Especializações e Mestrado em Avaliação e Cadastro Multipropósito
Data: 18 de dezembro (próxima sexta-feira)
Horário: 10h
Link para assistir: https://youtu.be/nK4bgLwgQ1Q 


Formandos

Especialização em Avaliação, 2019 (11 profissionais)

Alexandre da Silva Cavalcanti (PE)
Bruno Gomes Cunha (SE)
Demetrius da Silva Ferreira (PE)
Ester Marques de Souza (SPA)
Evane Ferreira Júnior (GO)
Gilmar do Amaral (SC)
Jorge Luis do Nascimento Soares (PA)
Moacir André Horn (RO)
Reginaldo Toledo Ruiz (SP)
Sávio Silveira Feitosa (SEDE)
Tiago de Melo (GO)

Especialização em Cadastro Multipropósito, 2020 (18 profissionais)

Adalberto Campinho da Silva (MSF)
Alexandre da Silva Cavalcanti (PE)
Antonio Raimundo Alves Pereira (BA)
Clesio Pionorio Pereira Vilaronga (MSF)
Djalmary de Souza e Souza (AM)
Emerson Leopoldo Lima de Alencar (MSF)
Evane Ferreira Júnior (GO)
Francisco Miguel Manovel Marote (SP)
Israel Ely de Almeida Oliveira (BA)
Leonardo Queiroz da Silva (SEDE)
Luciene Martins dos Santos Sena (TO)
Luiz Ronaldo Nali (MSF)
Moacir André Horn (RO)
Reginaldo Toledo Ruiz (SP)
Renato Faccioly de Aguiar (MSF)
Tiago de Melo (GO)
Wehelbio Nepomuceno Sinval (RO)
Zeni Goes Brandino (SE)

Mestrado em Avaliação e Cadastro Multipropósito, 2018-2020 (2 profissionais)

Gilmar do Amaral (SC)
Sávio Silveira Feitosa (SEDE)