Sábado, 27 de Julho de 2024

SindPFA recebe representantes da Funpresp-Exe
Reunião solicitada pela Fundação objetivou a apresentação da previdência complementar para servidores públicos federais

Os representantes da Funpresp-Exe, Andreia Santos e Gabriel Loures Peixoto, entraram em contato com o SindPFA para apresentar a instituição, que é responsável pela previdência complementar dos servidores públicos federais civis brasileiros. Na última quarta (21), reuniram-se com o Diretor Presidente, Sávio Feitosa, o Diretor Presidente Substituto, João Daldegan, e com o Coordenador do Sindicato, Kássio Borba, na sede do SindPFA.

Na atual conjuntura, com a possibilidade de aprovação de uma reforma da Previdência, os representantes da Fundação destacaram as vantagens para que o servidor faça a adesão. Na oportunidade, lembraram que Funpresp não é um novo regime, e sim uma previdência complementar. Entre os pontos, Gabriel destacou que, como a Fundação não tem fins lucrativos, busca sempre investimentos fixos, sem perda para o servidor, além de outros benefícios, como o cálculo de um 13º salário no plano de aposentação. Segundo ele, o Funpresp tem ganhos aparentes numa provável comparação com os bancos que praticam a complementação da aposentadoria.

Entretanto, Gabriel salientou que é importante a simulação individual para saber quais os proveitos – ou não – na adesão a esta complementação. Para chegar aos percentuais de desconto e os ganhos futuros, diversas nuances são avaliadas, como a data de ingresso no serviço público e os valores da proteção contra morte ou invalidez. Assim, caso a caso deve ser analisado pessoalmente com um consultor da Funpresp-Exe.

Por isso, o SindPFA propôs que os representantes da Fundação façam uma palestra sobre o assunto e em seguida, atendam individualmente os PFAs interessados na sede do Sindicato em data a ser marcada. Há possibilidade ainda das palestras e atendimentos serem estendidos às regionais; o Sindicato trabalhará nessa agenda.

Em breve, publicaremos em nosso site mais informações.

Por NATALIA RIBEIRO PEREIRA

Assessora de Comunicação