Sábado, 20 de Abril de 2024

SindPFA visita o Grupo Estratégico de Inteligência Territorial
Sindicato parabenizou a ampliação e atuação do Geit

O SindPFA esteve nesta quinta-feira, 3 de agosto, em uma reunião do Grupo de Estudos de Inteligência Territorial (Geit) do Incra, incumbido de realizar estudos de imóveis rurais de interesse do Incra, aplicando técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto com uso de imagens de satélite de alta resolução e demais informações georreferenciadas relacionadas ao tema.

No momento, o Grupo estava reunido com o Assessor da Presidência do Incra, Cláudio Siqueira. O Coordenador do Geit, o PFA Emerson Schmidt, apresentava resultados dos trabalhos e defendia mudanças para a institucionalização do Grupo na Diretoria de Gestão Estratégica do órgão e a inclusão de outros profissionais, como engenheiros cartógrafos e agrimensores. A intenção é gerar, a partir das informações da própria autarquia, um banco de dados numéricos, cartográficos e iconográficos de todo o Brasil.

O Diretor Presidente do SindPFA, Sávio Feitosa, participou em 2015, com outros colegas e com o ex-Diretor de Gestão Estratégica William Saab, de um curso na Embrapa Monitoramento por Satélite, em Campinas (SP), quando teve a oportunidade de conhecer o Grupo de Inteligência Territorial Estratégica da entidade. Após este curso, Sávio pautou a então Presidente do Incra, Maria Lúcia Falcón, da necessidade de criação de uma equipe de inteligência territorial dentro do órgão, que tem como principal responsabilidade a gestão das terras rurais do país. Emerson Schmidt trabalhou junto à direção da autarquia a profissionalização do Grupo.

Em 2 de junho, o SindPFA solicitou ao Presidente do Incra, Leonardo Góes, que o Geit seja descentralizado e expandido às regionais da Autarquia, de modo a permitir maior participação dos servidores relacionados, algo que o SindPFA voltou a defender com os membros o Grupo.

Os trabalhos do Grupo já tem auxiliado os trabalhos do Incra, inclusive aqueles realizados no campo. Por isso, tem ganhado cada vez mais espaço estratégico nos trabalhos da autarquia, disseram Emerson Schmidt e Cláudio Siqueira. Para o Diretor-Presidente do SindPFA, Sávio Feitosa, este é o futuro. “A partir deste Grupo é possível mostrar uma outra visão à sociedade sobre o importante papel do Incra na gestão territorial do país. A criação do Geit durante a gestão de Maria Lúcia Falcón e a ampliação do Grupo nesta atual direção é acertada e ficamos felizes de incentivar isso”, disse.

Por KASSIO ALEXANDRE BORBA

Coordenador Executivo