Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Solidariedade: Ação compra cestas orgânicas para distribuir a famílias carentes
Por sugestão de PFAs, vaquinha organizada pelo Fonacate destinou parte dos recursos angariados para a compra dos alimentos diretamente de agricultores familiares

Após os bons resultados da primeira Vakinha Corrente do Bem das Carreiras de Estado, realizada em abril, no início da pandemia da Covid-19 no Brasil, o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), por meio de suas 32 entidades afiliadas, entre elas o Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA), resolveu realizar uma nova arrecadação para distribuir mais cestas básicas entre comunidades carentes e entidades que apoiam moradores de rua e catadores. Do total arrecadado, R$ 10 mil foram destinados para a compra de cestas de produtos vegetais orgânicos oriundos de agricultores familiares.

Ação Vakinha Fonacate/SindPFA (Goiânia)

Image 1 of 12

Ação Vakinha Fonacate/SindPFA (Manaus)

Image 13 of 13

A proposta partiu de um grupo de Peritas Federais Agrárias e foi prontamente aceita pela organização da ação beneficente. As cestas estão sendo entregues para famílias dos estados do Goiás e Amazonas, ajudando tanto aos que precisam do alimento nesse momento difícil de pandemia, quanto aos produtores de projetos de assentamentos dessas regionais. Cada um dos estados recebeu R$ 5 mil para a aquisição dos produtos.

“A solidariedade é fundamental para amenizar a dor e o sofrimento das famílias mais carentes, que estão passando por ainda mais dificuldade nesse momento de crise. Ficamos felizes em dar uma pequena contribuição, mas temos ciência de que o desafio é grande e esperamos motivar novas iniciativas como essa”, afirma Djalmary Souza, Diretora Presidente do SindPFA e uma das idealizadoras da ação.

Ainda de acordo com Djalmary, no Amazonas, o SindPFA e a Rede Maniva de Agroecologia do Amazonas (Rema) estão promovendo uma rede de solidariedade entre os servidores do Incra, membros da Rema e amigos para que, a cada cesta de produtos vegetais orgânicos entregue, seja disponibilizada também uma cesta de produtos básicos não perecíveis. As primeiras entregas foram realizadas nesse fim de semana. Já em Goiás, as primeiras 50 cestas foram entregues também no último fim de semana no setor Parque Santa Rita, em Goiânia, onde moram cerca de 140 famílias. O balanço final da segunda vaquinha solidária do Fonacate deve ser divulgado nos próximos dias – a primeira Vakinha Corrente do Bem das Carreiras de Estado arrecadou R$ 65 mil.

Atualização:

O balanço oficial já foi divulgado e pode ser lido clicando aqui. Além disso, novas imagens das entregas de cestas foram adicionadas e as doações ainda podem ser realizadas por meio das contas abaixo.

Serviço:

Doações para ação do SindPFA e Rema no AM
Caixa Econômica Federal
Agência: 3902
Conta: 12026-3
Operação PF 013 Poupança
CPF 321.031.072-68
Acácia Lima Neves

Agência: 5786-x
Conta Corrente: 28663-x
CPF 321.031.072-68
Acácia Lima Neves

Obs.: Os comprovantes de depósito podem ser enviados para este link (grupo e whatsapp criado para quem quiser acompanhar a prestação de contas).