Sábado, 27 de Julho de 2024

Visitas já aconteceram em quatro Superintendências
Amazonas, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte já receberam representantes da Diretoria Colegiada

Visita à SR-06/MG
28/8 a 1º/9

O Diretor Suplente de Comunicação e Marketing, Edgar Paulino de Sousa e a Diretora Suplente de Formação Profissional, Luber Kátia de Oliveira Neto buscaram entender as demandas dos PFAs da Superintendência. Na oportunidade, apresentaram o Sindicato ressaltando a importância histórica dos Peritos Federais Agrários que participaram da criação da Assinagro, além da intensa atuação no Congresso Nacional para aprovação da Lei 10.550/2002 – que cria a Carreira de PFA e dá outras providências.

Um relatório produzido pelos Diretores presentes na visita à Minas Gerais já foi apresentado à sede do Sindicato para os possíveis encaminhamentos das necessidades dos Peritos da Superintendência.

Além dos encontros com mais de 30 PFAs da SR, Edgar Paulino, Luber Kátia e o Perito Nilton Alves se reuniram com o diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) Rodrigo Sant’Anna Alvim. Já na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), os diretores foram recebidos pelo presidente da entidade, Vilson Luiz da Silva, a Diretora de Política Agária e Meio Ambiente, Alícia Alves Cardoso, e com a assessora jurídica, Sônia Mara Prata. Nas duas entidades foram discutidas a política agrária brasileira, a situação do Incra e apresentamos a proposta do SindPFA para uma governança agrária.

Visita à SR-05/BA
18/9 a 22/9

O  Diretor de Política Sindical, Emanuel Oliveira Pereira e o Diretor de Relações Institucionais e Políticas PúblicasGeraldino Gustavo de Queiroz Teixeira estiveram na  SR/05, em Salvador, na Bahia. Na oportunidade, os representantes da Diretoria Colegiada do SindPFA se reuniram com os Peritos Federais Agrários em reuniões internas que tiveram a principal intenção de tirar dúvidas, recolher sugestões e apresentar os trabalhos do Sindicato. Os PFAs da Bahia apresentaram boas sugestões de trabalhos para  Sindicato que em breve fará análise na reunião de Diretoria Colegiada que acontecerá no início de dezembro.

Além disso, os Diretores apresentaram a proposta do Sindicato de reestruturação do Incra ao Superintendente do Ministério da Agricultura na Bahia, Osanah Setúval e ao representante local do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Elias Eloi, que demonstraram alinhamento com as ações realizadas pelo SindPFA. Além disso, Osanah Setúval se dispôs a continuarmos a discussão abrindo caminhos para futuras pautas. Outra importante agenda resultante desta articulação foi reunião realizada com o Secretário de Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim e aos representantes da Assincra (BA).

Visita à SR-19/RN
18/9 a 22/9

O Diretor de Aposentados e Pensionistas, Tiago de Melo e o Diretor de Comunicação e Marketing, Edgar Paulino de Sousa, e o Delegado Sindical da SR-19/RN, Wildjaime de Bergamam Medeiros de Araújo, seguiram a linha das visitas nas demais Superintendências. Nas agendas internas, devido a uma demanda dos PFAs daquela regional, os Diretores aproveitaram a oportunidade para esclarecer questões sobre alguns aspectos da previdência, por meio de um documento elaborado pelo SindPFA.

As contribuições dos Peritos Federais Agrários do Rio Grande do Norte, tanto de ações internas quanto ações junto ao Governo serão analisadas em reunião de Diretoria Colegiada que acontecerá em dezembro deste ano. Em seguida, publicaremos os resultados desta reunião no site.

As agendas externas aconteceram na Associação Norte Rio Grandense de Engenheiros Agrônomos (Anea), Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Rio Grande do Norte (Ibape-RN) e Associação Estadual de Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN). As entidades se mostraram interessadas nas propostas e atividades realizadas pelo Sindicato e pelos Peritos Federais Agrários, principalmente no que diz respeito ao Relatório de Análise de Mercados de Terras (RAMT). Além disso, se colocaram a disposição para novas tratativas e avanços nas discussões sobre gestão fundiária no estado.

Clique aqui e confira o calendário das visitas.

Por NATALIA RIBEIRO PEREIRA

Assessora de Comunicação