Sexta-feira, 26 de Julho de 2024

Votação do PLN 5/2014 no plenário é adiada novamente
PFAs permanecem sem reajuste até setembro

O esforço concentrado de deputados e senadores nesses dias 5 e 6 de agosto não foi suficiente para realizar uma sessão do Congresso Nacional, último passo necessário para a votação do PLN 5/2014 – que, aprovado, restabelece o reajuste dos Peritos Federais Agrários. Como estão em campanha eleitoral, os parlamentares só voltarão a se reunir em setembro, em data a ser confirmada. Portanto, os PFAs permanecem sem reajuste, pelo menos até setembro. Quando aprovado, os Peritos receberão os valores retroativos.

Os Delegados Sindicais, reunidos em Brasília, acompanharam a atividade legislativa nesses dois dias no parlamento e visitaram cerca de 130 gabinetes parlamentares, além de acompanhar as sessões. Com a não aprovação do PLN 5/2014, os representantes discutirão reações do SindPFA, a serem propostas às bases no início da semana que vem.

Hoje foi realizada uma sessão da Comissão Mista que analisa a MPV 650/2014, no entanto não foi apresentado ainda o relatório do senador José Pimentel. A Medida, após passar pela Comissão, ainda vai aos plenários da Câmara e do Senado.

Ao final, o Diretor Presidente do SindPFA, Ricardo Pereira, e alguns colegas da equipe conseguiram falar com o Relator – Senador José Pimentel – e com o Presidente da Comissão Mista, Deputado Ronaldo Benedet, para alertar sobre as emendas apresentadas, que podem repetir a problemática vivida atualmente com a queda do reajuste.