Domingo, 17 de Novembro de 2019

Perfil da Diretora Presidente

Djalmary de Souza e Souza é natural de Coari (AM) e nasceu em 22 de abril de 1983. Cursou Agronomia na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) de 2001 a 2005. Em 2006, ingressou no Mestrado em Fitotecnia, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em MG, concluído em 2007.

Em 2008, ingressou no Doutorado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo Esalq/Usp, mas o deixou para voltar a Manaus (AM) para assumir o cargo de Perita Federal Agrária do Incra, para o qual havia sido aprovada no concurso público de 2005.

Ingressou no órgão em 18 de março de 2008 e foi lotada no Serviço de Obtenção de Terras, da Divisão de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento, na Superintendência Regional do Incra no Amazonas, unidade na qual permanece até hoje.

No mesmo ano de ingresso no órgão, filiou-se à Associação Nacional dos Engenheiros do Incra (Assinagro), entidade que precedeu o SindPFA. Foi eleita Delegada Sindical Suplente na Delegacia Sindical do SindPFA no Amazonas para o mandato de 2014 a 2016. Em 2016 eleita Delegada Sindical da mesma Regional para o mandato de 2016 a 2018, ingressando também na Diretoria do Sindicato na pasta de Formação Profissional. Foi membro do Grupo de Trabalho que estudou e propôs a mudança estatutária aprovada em Assembleia Geral em 2018.

Eleita Diretora Presidente para o mandato de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2021 nas eleições de 2018.

Djalmary é mãe do Thomas.

Vice-Diretor Presidente

João Daldegan Sobrinho nasceu em Brasília (DF) em 11 de abril de 1964 e foi criado na capital federal e no Estado de Minas Gerais. Graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) em 1986, cursou pós-graduação lato sensu em Planejamento e Administração Florestal pela mesma Universidade (1999) e Educação e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) em 2000. Concluiu Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 2016.

Trabalhou na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Estado do Paraná e foi gestor na Prefeitura Municipal de Divinópolis (MG), ambas como Engenheiro Agrônomo.

Ingressou no Incra como Perito Federal Agrário em 1º de abril de 2008, onde atuou na Coordenação-Geral de Meio Ambiente e Recursos Naturais (DTM), da Diretoria de Obtenção de Terras, e nos programas Terra Sol e de Educação na Reforma Agrária (Pronera), da Diretoria de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento. Depois, trabalhou na Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento (SEAD), atuando na Coordenação de Agroecologia. Hoje está na Divisão de Análise e Estudo do Mercado de Terras do Incra.

Foi Diretor Financeiro da Associação Nacional dos Engenheiros Agrônomos do Incra (Assinagro) de 2009 a 2011, período do I Congresso Nacional dos PFAs, e Diretor Financeiro Suplente na gestão 2011 a 2013. Eleito em 2016 Diretor Presidente Substituto do SindPFA e reeleito Vice-Diretor Presidente para o mandato de 2019 a 2021.

Daldegan tem 3 filhos.