Terça-feira, 19 de Março de 2024

Perfil do Presidente

João Daldegan Sobrinho nasceu em Brasília (DF) em 11 de abril de 1964 e foi criado na capital federal e no Estado de Minas Gerais. Graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) em 1986, cursou pós-graduação lato sensu em Planejamento e Administração Florestal pela mesma Universidade (1999) e em Educação e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) em 2000. Concluiu Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 2016.

Trabalhou na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Estado do Paraná e foi gestor na Prefeitura Municipal de Divinópolis (MG), ambas como Engenheiro Agrônomo.

Ingressou no Incra como Perito Federal Agrário em 1º de abril de 2008, onde atuou nas áreas de Meio Ambiente e Recursos Naturais (DTM), da Diretoria de Obtenção de Terras, e nos programas Terra Sol e de Educação na Reforma Agrária (Pronera), da Diretoria de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento. Depois, trabalhou na Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento (SEAD), atuando na Coordenação de Agroecologia. De volta ao Incra em 2019, está lotado na Divisão de Terras da Sede.

Atuou em diversas oportunidades na representação da categoria: foi Diretor Financeiro da Associação Nacional dos Engenheiros Agrônomos do Incra (Assinagro) de 2009 a 2011, período do I Congresso Nacional dos PFAs, e Diretor Financeiro Suplente na gestão 2011 a 2013; eleito em 2016 Diretor Presidente Substituto do SindPFA e reeleito Vice-Presidente para o mandato de 2019 a 2021. Eleito em 2021 para presidir a entidade no triênio de 2022 a 2024.

Daldegan tem 3 filhos.

Vice-Presidente

Djalmary de Souza e Souza é natural de Coari (AM) e nasceu em 22 de abril de 1983. Cursou Agronomia na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) de 2001 a 2005. Em 2006, ingressou no Mestrado em Fitotecnia, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em MG, concluído em 2007. Especializou-se em Cadastro Multipropósito pela Universidade de Jaén (Espanha) em 2020.

Em 2008, ingressou no Doutorado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo Esalq/Usp, mas o deixou para voltar a Manaus (AM) para assumir o cargo de Perita Federal Agrária do Incra, para o qual havia sido aprovada no concurso público de 2005.

Ingressou no órgão em 18 de março de 2008 e foi lotada no Serviço de Obtenção de Terras, da Divisão de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento, na Superintendência Regional do Incra no Amazonas, regional na qual permanece, hoje na área de governança fundiária.

No mesmo ano de ingresso no órgão, filiou-se à Associação Nacional dos Engenheiros do Incra (Assinagro), entidade que precedeu o SindPFA. Foi eleita Delegada Sindical Suplente na Delegacia Sindical do SindPFA no Amazonas para o mandato de 2014 a 2016 e titular da Regional para o mandato de 2016 a 2018, ingressando também na Diretoria do Sindicato na pasta de Formação Profissional. Foi membro do Grupo de Trabalho que estudou e propôs a mudança estatutária aprovada em Assembleia Geral em 2018.

Primeira presidente mulher eleita para representar a categoria, tendo exercido este cargo de 2019 a 2021.

Djalmary é mãe do Thomas.