Domingo, 27 de Novembro de 2022

15 de outubro: Dia do Professor
SindPFA parabeniza os eternos mestres

A celebração do dia 15 de outubro tem um excelente motivo para existir, afinal quem nunca teve um professor?

Consideravelmente, a profissão mais importante praticada no mundo, afinal, sem ela seria impossível a transmissão de conhecimento e, consequentemente, outras profissões não se propagariam.

Mas há quem diga que ser professor não é apenas compartilhar conhecimento. É, na verdade, ser um pouquinho de cada coisa; é decorar nomes e criar expectativas neles; é dar uma de psicólogo quando ouve aquele probleminha do aluno; é ser um parente preocupado quando o aluno desaparece das aulas; é corrigir provas com dedos cruzados, torcendo para que toda a dedicação de ambas as partes tenha valido a pena.

Pensando em todas essas virtudes, hoje o SindPFA bateu um papo com um dos profissionais da Carreira que também decidiu pela escolha de  ser Professor, como muitos outros Brasil afora.Afinal, é preciso ter conhecimento de causa para falar de um assunto.

O PFA José Ribamar Moraes da Silva, lotado na Divisão de Desapropriação e Aquisição de Terras da Sede do Incra (DTO-1) é Professor de Matemática desde 1994 e nos contou, com brilho nos olhos, sobre como é exercer essa profissão.

Descobrimos que o sonho do magistério veio desde infância, constatando o que esperávamos: ser mentor,na verdade é uma escolha por amor e que é preciso ter alguma vocação,muito esforço, dedicação, preparo; disse ele.

Quando Ribamar foi indagado sobre o que é ser professor, respondeu vigorosamente que, além de partilhar conhecimento, a profissão exige que esses profissionais sejam educadores,porque alunos não são homogêneos, que existe uma necessidade de saber dosar e administrar aluno a aluno, um a um, e que isso exige sabedoria.

Aos colegas de educação, ele deixou uma mensagem: que a sabedoria e a persistência são palavras chaves para que se acredite que a educação pode transformar de verdade o mundo.

Assim, o SindPFA encerra esta homenagem agradecendo ao nosso querido Ribamar e a todos aqueles que não somente são profissionais da educação, são mestres para a vida.

Parabéns, Mestres!

Por KASSIO ALEXANDRE BORBA

Coordenador Executivo