Sexta-feira, 29 de Março de 2024

SindPFA participa da 77ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA)
PFAs de várias localidades marcaram presença; palestra sobre cadastro rural foi realizada durante o evento

A semana de 3 a 8 de outubro de 2022 foi marcada por eventos do Sistema Confea/Crea/Mútua, em torno da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), que é o maior evento nacional da área, realizado desde 1940. Esta 77ª edição da SOEA reuniu cerca de 4 mil profissionais em Goiânia/GO, com o tema: Tecnologia, Sustentabilidade e Responsabilidade Social para o Desenvolvimento Nacional.

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA), como membro do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN) do Sistema, participou de toda a programação, representado pelo presidente João Daldegan e pelo coordenador Kássio Borba. Começando na segunda-feira (3/10), com a reunião ordinária do CDEN, realizada na Sede no Crea-GO.

Uma das deliberações do Colégio foi pedir reconsideração das recentes decisões do Plenário do Confea que, atendendo a pedido do Colégio de Presidentes dos Creas, decidiu majorar o valor de serviços, multas, anuidades e anotações de responsabilidade técnica (ARTs) em 8,82% em 2023 (Decisões PL nº 1457 e 1458/2022). O pedido das entidades do CDEN levanta a situação econômica, a realidade do país e sugere revisão do Programa Fortalece para atender às necessidades dos conselhos regionais em dificuldade.

A 77ª SOEA propriamente dita ocorreu de 4 a 6 de outubro, no Centro de Convenções da capital goiana. Outros PFAs de várias localidades do país também estiveram presentes, por sua participação em entidades locais e nos conselhos regionais do Sistema; é o caso de Sávio Feitosa (Sede), Ludmilla Carvalho (GO), Marcelo Gosch (GO), Terezinha Rocha (AP), Teresinha Aguiar (PI), Allan Lisboa (ES), Douglas Lyra (ES), Paulo Cesar Dias (ES), Wellington Subtil (ES). Na terça-feira (4/10), os representantes do Sindicato reuniram-se com os colegas da regional de Goiás e conversaram sobre temas da carreira.

Na quinta-feira (6/10), fruto de articulação do SindPFA, foi apresentada no evento a palestra “Os desafios do cadastro rural brasileiro: tecnologia e integração para o desenvolvimento nacional”, pelos PFAs Ricardo de Araujo Pereira (DF) e Gilmar do Amaral (SC), ambos ex-presidentes da representação da categoria e estudiosos do assunto. A moderação foi feita pela Eng. Agrimensora Vânia de Abreu Mello, presidente do Crea-MS.

Na sexta e sábado (7 e 8/10), aconteceu o 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) do Sistema, no qual o SindPFA foi representado pelo seu Diretor Sindical João José de Souza Cruz (TO). O Sindicato fez edital de incentivo e apresentou no início do ano dois textos-referenciais para as discussões preparatórias do CNP e PFAs participaram dos congressos estaduais (CEPs), que o antecederam, na elaboração de propostas nacionais.

O presidente do SindPFA destaca a produtividade da semana e a grande participação dos colegas: “Desde o nosso ingresso no CDEN, qualificamos a nossa participação nas instâncias do nosso sistema profissional; é muito importante ocupar os espaços para a nossa valorização profissional; trouxemos conteúdo e participamos efetivamente”. Daldegan cumprimentou e parabenizou o presidente do Confea, Joel Krüger, pelos eventos.