Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Novo edital: Seleção de propostas de textos referenciais e incentivo à participação no 11º CNP do Confea
SindPFA recebe produções entre 1º e 25 de abril com o objetivo de levar seus temas às discussões do Congresso Nacional de Profissionais do Sistema; haverá premiação e custeio para o evento.

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) acaba de divulgar o Edital nº 2/2022, que trata sobre seleção de propostas de textos referenciais para as discussões no âmbito do 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e de incentivo à participação nas suas discussões prévias. O chamamento prevê a premiação de autores de textos selecionados e de participantes nas discussões prévias com incentivos e o custeio da participação em eventos preparatórios e na Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA) e no CNP, que serão realizados de 4 a 8 de outubro, em Goiânia (GO).

O CNP é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, entre elas o SindPFA, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. Nele, profissionais de todo o Brasil, dirigentes de entidades, conselheiros regionais e federais e representantes diretos da base formulam propostas e oferecem ao País a sua contribuição política, na forma de documentos e sugestões que representem a soma da sensibilidade política com o conhecimento específico da ciência e da tecnologia em cada uma das áreas singulares que formam o conjunto de profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências. O CNP realiza-se a cada três anos, na sequência imediata da SOEA.

Esta edição terá o tema central ‘Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências’ e os seguintes eixos temáticos: 1) Inovação tecnológica; 2) Infraestrutura; e 3) Atuação profissional. A Seleção tem por finalidade produzir textos referenciais que subsidiem as discussões preparatórias do 11º CNP com temas de interesse da categoria, bem como a elaboração e apresentação de propostas a serem sistematizadas para a discussão no evento em si; que dissertem sobre a necessidade de uma gestão eficiente do patrimônio terra, que possibilite o seu acesso, a execução de uma política agrária que seja indutora de desenvolvimento e justiça tributária, com repercussão na soberania nacional, na segurança alimentar, na preservação dos recursos naturais, destacando o papel das instituições públicas e do conjunto de profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências nesse processo, convergindo para as discussões em torno do III Congresso Nacional dos Peritos Federais Agrários (CNPFA), previsto para 7 a 11 de novembro.

“A promoção e fomento do conhecimento está no DNA do nosso Sindicato e isso se reflete na qualidade das nossas ações e na participação sempre qualificada nos fóruns que integramos. O CNP é um importante evento de posicionamento político e propositivo do Sistema Confea/Crea e acreditamos que, com essa iniciativa, qualificaremos nossa participação e contribuição, num momento em que o País demanda projetos de futuro”, afirma João Daldegan, presidente do SindPFA.

Serviço:
Seleção de propostas de textos referenciais para o 11º CNPEdital nº 2/2022