Sábado, 27 de Julho de 2024

Convocação: Assembleia Geral do SindPFA marcada para novembro
Destaque na pauta fica por conta dos aprimoramentos necessários para o ingresso no Colégio de Entidades Nacionais (CDEN) do Confea; votação será eletrônica

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) publicou edital de convocação para Assembleia Geral marcada para o dia 23 de novembro deste ano. Na pauta, alterações no Estatuto com o propósito central de atender aos requisitos para ingresso no Colégio de Entidades Nacionais (CDEN) do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Pela primeira vez, a votação será por meio eletrônico (leia mais abaixo).

Desde 2018, o SindPFA pleiteia ocupar assento no CDEN, que é um fórum consultivo constituído por entidades nacionais representativas das profissões do Sistema e credenciadas junto ao Confea. O CEDEN discute sobre assuntos de interesse das profissões, propõe normativos, discute e propõe políticas de formação, especialização e atualização de conhecimentos. O ingresso do Sindicato no Colégio fortalece sua posição e amplia ainda mais a voz dos PFAs para além de sua atuação no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Ocorre que o Conselho, ao analisar o Estatuto do SindPFA, entendeu que há uma brecha que pode permitir que pensionistas (que são alheios ao Sistema Confea/Crea) possam pleitear internamente votar e serem votados e que isso impede o prosseguimento do pedido de ingresso. Por isso a necessidade de alteração, para a continuidade desse processo. “Para nossa Carreira, será uma conquista muito significativa. É importante ocupar esse espaço e ter voz nos debates que envolvem as engenharias. Acredito que temos muito a contribuir e esperamos uma participação ativa dos filiados nesse processo”, afirma Djalmary Souza, Diretora Presidente do SindPFA.

Aproveitando a oportunidade, a Diretoria também apresentou outros pontos de alteração (veja abaixo).

Votação eletrônica

A Assembleia foi convocada com quase um mês de antecedência para que todos possam acessar e conhecer os documentos, que estão bem detalhados. Antes da votação,haverá uma videoconferência no dia 18 do próximo mês, para tirar dúvidas sobre os pontos de mudança que estarão em deliberação e sobre o processo de votação.

Por estarmos numa situação de pandemia e isolamento, a Assembleia será realizada de forma eletrônica. Um formulário será disponibilizado na página do Sindicato e enviado aos e-mails dos filiados,  que poderão acessá-lo e votar de 8 às 18 horas no dia 23. Atualize seus dados, se ainda não tiver feito isso na campanha de atualização, para não ter problemas no acesso à plataforma de votação.

Outras mudanças

Como fazer alterações no Estatuto nunca é algo fácil (envolve um processo extenso e custoso, consultas jurídicas, burocracias cartoriais etc), a Diretoria aproveita a oportunidade da mudança para aprimorar alguns pontos que, desde a última alteração, foram sendo observados no dia-a-dia pela equipe e pela Diretoria do Sindicato, como passíveis de melhorias. Ao todo, a proposta reúne treze tópicos de mudanças.

As demais alterações propostas para votação são eminentemente operacionais e vão desde a facilitação do acesso de dependentes a serviços e atendimento a herdeiros de PFAs até a simplificação dos nomes Presidente e Vice-Presidente (atualmente os cargos são Diretor(a) Presidente e Vice-Diretor(a) Presidente), passando pelo rito de criação de Delegacias Sindicais e vinculação de PFAs e pensionistas, entre outros, e até mesmo algumas correções necessárias. Todas as melhorias podem ser acessadas por meio do link abaixo.

“A solidez da nossa entidade vem justamente da união e engajamento de todos e do trabalho coeso e focado na defesa da Carreira. A modernização do nosso Estatuto é mais um passo nessa direção e abrirá novas possibilidades para o futuro”, finaliza Djalmary, que faz um resumo e explicação das mudanças no vídeo abaixo:

Serviço:

Assembleia Geral Extraordinária do SindPFA
Pauta: deliberar sobre proposta de alteração do Estatuto
Data: 23 de novembro de 2020
Edital nº 5/2020

Videoconferência para tirar dúvidas
Data: 18 de novembro de 2020
Link p/ a sala virtual: https://meet.google.com/owc-mevs-guc