Sábado, 27 de Julho de 2024

Definido o local do Encontro de Aposentados
Hotel Fazenda em projeto de assentamento do DF sediará o evento

O SindPFA realizará o Encontro de Engenheiros Agrônomos Aposentados do Incra na semana de 9 a 13 de março de 2020, como meio de agregação e valorização dos profissionais aposentados e inserção desse público na vida da representação dos PFAs.

Nos primeiros dias de janeiro, o Sindicato definiu o local do encontro: a Ecopousada Villa Triacca. O hotel fazenda fica a cerca de 60km do Plano Piloto, no Distrito Federal, às margens da BR-251, no trecho que liga a capital federal a Unaí-MG.

A ecopousada fica na área do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), promovido pelo governo local na década de 70. Hoje, o local é de pujança agropecuária no DF, sendo anfitrião da AgroBrasília, uma das maiores feiras de agronegócio do Brasil.

O Eng. Agrônomo Luiz Vicente Guesti, primeiro Presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), define o PAD-DF como o primeiro e mais importante mostruário das potencialidades agrícolas do cerrado brasileiro, constituindo-se no mais bem sucedido programa de colonização e reforma agrária do país.

O dono da ecopousada, Ronaldo Triacca, é agricultor e um dos responsáveis pela AgroBrasília. Atualmente, ele está desenvolvendo nos arredores da pousada uma plantação de uva Syrah e promete que de lá sairá vinho de qualidade no cerrado brasileiro.

Os deslocamentos para o Encontro serão na segunda, 9 de março, e retorno na sexta, dia 13. O SindPFA está na fase de emissão das passagens. De terça a quinta-feira, a programação será diversa e contará com painéis e discussões, mas também trilha, lazer e passeios locais. Em breve, será divulgada a programação completa.

Os aposentados participantes se inscreveram e foram selecionados para participar do evento em assembleia realizada em 2 de dezembro de 2019. Eles terão o deslocamento, a hospedagem e alimentação custeada pela entidade. As vagas foram distribuídas conforme o quadro de filiação e regionalização desses profissionais nas Delegacias Sindicais de todo o país.

O evento foi selecionado para receber patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).