Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Diálogos Agrários: 2ª edição do projeto ocorre no próximo dia 6
Série de webinários do SindPFA irá tratar do tema ‘regularização fundiária para além da Amazônia Legal’

A 2ª edição do projeto Diálogos Agrários está confirmada para o dia 6 de julho, às 19h, com o tema ‘regularização fundiária para além da Amazônia Legal’. A iniciativa, encabeçada pelo Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA), tem o objetivo de promover debates técnicos e democráticos sobre temas relevantes para a Carreira. A transmissão é pelo canal da entidade no YouTube e os participantes que acompanharem o evento ao vivo podem requisitar certificado de participação.

Para este novo encontro, o SindPFA convidou os PFAs Victor Fernandes, André Bonfim, Danilo Araújo (ver bios abaixo). A mediação será do também PFA José Neto. De acordo com a diretoria do Sindicato, o foco será mostrar as realidades regionais e os desafios da regularização fundiária nos estados, para além da Amazônia Legal, bem como a necessidade de atuação coordenada entre União e demais entes federados.

“Ficamos muito satisfeitos com a primeira edição, que contou com o engajamento da categoria e também de pessoas interessadas em conhecer melhor as questões que envolvem a governança agrária. Nossa meta é promover a troca de conhecimento e experiências, disponibilizando um espaço plural e pautado no rigor técnico e científico”, afirma Kássio Borba, coordenador do SindPFA. “Optamos por expandir o tema do lançamento, que foi regularização agrária, por acreditarmos que é um dos grandes gargalos enfrentados não apenas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), mas pelo Estado brasileiro de forma geral”, completa.

O projeto

Com o Diálogos  Agrários, o SindPFA abre uma nova frente de debates e disponibiliza aos seus filiados e demais interessados um espaço para o crescimento profissional e a difusão de conhecimento. A pandemia da Covid-19 tem alterado de forma significativa a dinâmica de empresas, órgãos públicos e, é claro, entidades sindicais. As reuniões por meio de videoconferências passaram a fazer parte da rotina e o teletrabalho, o chamado home office, está se expandindo de forma considerável e deve ser incorporado ao pós-pandemia, segundo estudiosos do tema.

“As tecnologias estão à nossa disposição para diminuirmos as distâncias e ampliarmos o alcance da informação. Queremos oferecer um espaço qualificado, com a colaboração de acadêmicos, gestores e, é claro, dos próprios PFAs e outros profissionais do Incra, que acumulam experiência e formação altamente qualificadas, como forma de incentivar o debate na categoria dos temas que nos são importantes”, afirma a Diretora Presidente, Djalmary Souza.

Serviço:

Diálogos Agrários – 2ª edição (tema: Regularização fundiária para além da Amazônia Legal)
Data: 6 de julho (próxima segunda-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Transmissão: canal do SinPFA no YouTube (https://youtu.be/77twXXX2kAI
Link para solicitar certificado: https://doity.com.br/dialogos-agrarios-6-7-2020 (disponível somente durante a transmissão)

Currículos:

Mediação: José Gagliardi Neto

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Mato Grosso. Ingressou no Incra em 1997, onde é Perito Federal Agrário. Atuou na Subsecretaria de Regularização Fundiária na Amazônia Legal tendo ocupado cargos de chefia, e hoje está lotado na Superintendência Regional do Mato Grosso.

Debatedor: Victor Moura do Amaral Fernandes

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Estadual Santa Cruz e Mestre em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou no Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia e ingressou no Incra em 2008, onde é Perito Federal Agrário, tendo sido Chefe de Divisão de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento. Atualmente cedido, é Coordenador de Ação Fundiária da Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Estado da Bahia.

Debatedor: André Luiz Bonfim Ferreira

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Ingressou no Incra em 2006, onde é Perito Federal Agrário, foi Chefe da Divisão de Obtenção de Terras e Implantação de Assentamentos, Superintendente Regional em Sergipe e Assessor da Presidência do Incra. Atualmente cedido, é Secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca do Estado de Sergipe.

Debatedor: Danilo Daniel Prado Araújo

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras, especializado em Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Ingressou no Incra em 2008, onde é Perito Federal Agrário. Atuou como Chefe da Divisão de Desenvolvimento de Projeto de Assentamentos e Superintendente Regional no Incra em Minas Gerais e como Subsecretário de Acesso à Terra e Regularização Fundiária do Estado de Minas Gerais.