Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020

Diálogos Agrários: edição debate a reforma administrativa
Programado para o dia 9, encontro vai se debruçar sobre o texto apresentado pelo Executivo e dialogar sobre a mobilização de servidores e entidades

O Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) realizará nova edição do projeto Diálogos Agrários, desta vez debatendo a reforma administrativa encaminhada ao Congresso Nacional pelo Executivo federal. O evento está programado para o dia 9, próxima quarta-feira, às 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook. 

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) será analisada pela Câmara e pelo Senado e, por se tratar de um PEC, precisa ser aprovada em dois turnos de votação por três quintos dos parlamentares de cada Casa (308 deputados; 49 senadores). O SindPFA tem somado forças com entidades no Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) na busca pela qualificação do debate, por meio de dados e análises técnicas (leia mais aqui), e também na interlocução com parlamentares e outros atores no processo. No começo da semana, o Fórum divulgou nota em que critica a falta de diálogo do governo e o açodamento ao enviar a proposta em meio a uma crise mundial provocada pela pandemia da Covid-19 (leia aqui).

Para esta edição do Diálogos Agrários, o Sindicato convidou Rudinei Marques, presidente do Fonacate, José Celso Cardoso Jr., presidente da Associação dos Servidores do Ipea e Sindicato Nacional dos Servidores do Ipea (Afipea), Marcelino Rodrigues, presidente da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe). Serão os anfitriões, pelo SindPFA, a Diretora Presidente Djalmary Souza e o Vice-Diretor Presidente João Daldegan.

“Está claro que há uma tentativa de vilanizar o servidor público com o objetivo de precarizar o funcionalismo e os próprios órgãos, fragilizando o Estado e fortalecendo governos de plantão. Estamos determinados a fazer valer nossa voz nesse debate sobre a reforma para garantir que haja aprimoramento, e não sucateamento”, afirmou Djalmary Souza.


Serviço:

Diálogos Agrários – 6ª edição (tema: reforma administrativa)
Data: 9 de setembro (próxima quarta-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Transmissão: YouTube  | Facebook  (ative o lembrete)
Certificado: Link disponível somente durante a transmissão


Currículos:

Rudinei dos Santos Marques

Mestre e Doutor em Filosofia pela PUCRS, graduado em Processamento de Dados e em Filosofia pela Unisinos e em Ciências Contábeis pela UFRGS e especialização em Contabilidade, Auditoria e Finanças Governamentais pela mesma Universidade. É Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, Presidente do Sindicato da categoria (Unacon Sindical) e do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).


José Celso Cardoso Júnior

Doutor em Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da Unicamp, desde 1997 é Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA e professor dos Mestrados Profissionais em Políticas Públicas e Desenvolvimento do IPEA e Governança e Desenvolvimento da ENAP. Atualmente, exerce a função de Presidente da Afipea-Sindical, o Sindicato dos Servidores do IPEA.


Marcelino Rodrigues Mendes Filho

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará. É Procurador da Fazenda Nacional (PGFN) e Presidente da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe).


Djalmary de Souza e Souza

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Mestre em Fitotecnia na Universidade Federal de Viçosa (UFV), está concluindo a Especialização em Cadastro Multipropósito pela Universidade de Jaén (Espanha). Perita Federal Agrária do Incra desde 2008, é Presidente do SindPFA.


João Daldegan Sobrinho

Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo Ipea. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), pós-graduado em Planejamento e Administração Florestal pela Ufla e Educação e Gestão Ambiental pela UEMG. Perito Federal Agrário do Incra desde 2008, é Vice-Presidente do SindPFA.


O projeto

Com o Diálogos Agrários, o SindPFA abre uma nova frente de debates e disponibiliza aos seus filiados e demais interessados um espaço para o crescimento profissional e a difusão de conhecimento. A pandemia da Covid-19 alterou de forma significativa a dinâmica de empresas, órgãos públicos e, é claro, entidades sindicais. As reuniões por meio de videoconferências passaram a fazer parte da rotina e o teletrabalho, o chamado home office, está se expandindo de forma considerável e deve ser incorporado ao pós-pandemia, segundo estudiosos do tema.

Cinco edições já foram realizadas, incluindo três especiais com ex-presidentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) (assista aqui). Ao início das transmissões, um link é divulgado para que os interessados possam requisitar certificado de participação.

Por KASSIO ALEXANDRE BORBA

Coordenador Executivo