Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Diálogos Agrários: edição debate ‘PFAs e avaliação de imóveis rurais’
SindPFA lançou edital de seleção dos artigos para novo livro sobre o tema, com prêmios que chegam a R$ 2 mil; Evento terá transmissão ao vivo pelas redes da entidade

Após anunciar a segunda edição do livro ‘Avaliação de imóveis rurais pelos Peritos Federais Agrários’ (leia mais abaixo), o Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) realizará, na próxima terça-feira (3/11), um Diálogos Agrários especialmente dedicado ao tema. O webinário terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da entidade.

Para esta oitava edição, foram convidados os PFAs Ernesto Reis (BA), Carlos Shigeaky (Sede) e Emanuel Oliveira (SE/aposentado). A mediação será feita pelo também PFA Evane Ferreira Jr (GO). Reis e Shigeaky foram dois dos premiados no lançamento da primeira edição do livro, em 2019, com os artigos ‘Desconto do passivo ambiental nas avaliações de imóveis rurais pelo Incra: uma contribuição à regularização ambiental’ e ‘Pauta de valores de terra nua – a pertinência de um referencial específico para fins de titulação de projetos de assentamento e regularização fundiária’, respectivamente. A publicação pode ser lida em seu formato digital clicando aqui.

Nesta edição, os PFAs discutirão o universo da avaliação de imóveis rurais, uma das principais atividades dos profissionais da Carreira, bem como vão debater a realidade dessa atribuição no momento atual e perspectivas e caminhos para uma melhor e maior atuação, dentro e fora do Incra. 

Diretor de Formação Profissional do SindPFA, Alexandre da Silva Cavalcanti comentou as duas iniciativas. “Conhecimento é a grande chave para as transformações que tanto almejamos na política agrária brasileira. Nosso trabalho em avaliação de imóveis rurais é qualificado e uma segunda edição do livro sobre o assunto era o caminho natural a ser seguido para continuar demonstrando isso para a sociedade”, afirma. “Esperamos um ótimo debate no dia 3 e temos confiança de que será de grande valia para mobilizar nossos filiados para que enviem suas produções textuais”, previu.


Seleção de artigos

O SindPFA está selecionando artigos para compor a 2ª edição do livro sobre avaliação de imóveis rurais pelos PFAs. A publicação tem por finalidade difundir o conhecimento técnico dos Peritos na avaliação de imóveis rurais nas mais diversas regiões, circunstâncias e características. Você, filiado, deve ter visto o sucesso que foi o nosso primeiro livro. Três mil livros foram produzidos e distribuídos a instituições diversas, buscando mostrar a expertise dos profissionais da nossa Carreira nessa área, disseminar a qualidade do trabalho e trilhar um caminho em que possam exercer essa atividade para além do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A seleção prevê premiação de até R$ 2 mil e a data limite para envio dos trabalhos á até abril de 2021. Participe!


Serviço:

8ª edição do Diálogos Agrários – ‘PFAs e avaliação de imóveis rurais’
Data: 3 de novembro de 2020
Horário: 19h
Transmissão: YouTube (ative o lembrete)
Certificado: O link será divulgado ao início do evento

 


Currículos

Ernesto Santana dos Reis

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Especialista em Solos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Perito Federal Agrário do Incra desde 1997. Atualmente está lotado na Bahia (Incra/BA).


Carlos Shigeaky Weky Silva

Engenheiro Agrônomo, formado Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestrado em Fitotecnia, Universidade Federal de Viçosa (UFV). Perito Federal Agrário do Incra desde 2006, lotado em Brasília (DF). É Chefe da Divisão de Análise e Estudo do Mercado de Terras do Incra.


Emanuel Oliveira Pereira

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Sistemas Pressurizados de Irrigação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), além de Especialista em Manejo de Água e Solo em Microbacias Hidrográficas e Mestre em Agroecossistemas, ambos pela Universidade Federal de Sergipe. Perito Federal Agrário aposentado do Incra.


Mediador: Evane Ferreira Júnior

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Psicologia Transpessoal Aplicada pela Universidade Católica de Goiás (UCG), em Biologia e Ecologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Avaliação pela Universidade de Jaén (Espanha). É Perito Federal Agrário do Incra desde 2006, membro do Grupo de Estudos de Inteligência Territorial (GEIT) do Incra.